Galera de Cristo 05 - O Abandono do Amor
"Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus e Deus nele" - I João 4.16
Muitos cristãos estão pensando que precisam trabalhar muito para Deus e ter um ministério muito destacado dentre tantos, para que assim provem às pessoas que realmente amam a Deus e estão vivendo no primeiro amor.
Mas na verdade, há um pastor na Bíblia que era imbatível em seu ministério, que desmascarava obreiros falsos, pondo-os à prova, e que não abria mão da fé por nada, nem mesmo passando por sofrimentos.
Mas mesmo com todas essas qualidades, o Senhor acabou reprovando-o.
Você sabe de quem eu estou falando?
Do pastor da igreja de Éfeso, relatado em Apocalipse 2! Leia abaixo:
“Ao anjo da igreja de Éfeso, escreve: […]
Eu conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e como tu não podes suportar os que são maus, e tens provado os que dizem ser apóstolos e não o são, e descobriste que são mentirosos;
e tens suportado, e tens paciência e por causa do meu nome trabalhaste e não desfaleceste.
(repare como o perfil deste pastor é imbatível, o que até muitos de nós hoje desejamos alcançar, mas veja as advertências do Senhor a ele nos próximos versículos)
Todavia, eu tenho algo contra ti, porque deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, portanto, de onde tu caíste, e arrepende-te, e faz as primeiras obras;
senão eu virei a ti rapidamente e removerei teu candelabro de seu lugar, se não te arrependeres.(Apocalipse 2:1-5 KJF)
Como visto acima, não é o muito trabalho que prova que amamos muito a Deus, mas sim não abandonar o primeiro amor, esquecendo assim das coisas essenciais e básicas.
É tempo de voltar ao primeiro amor!Mas o que é o primeiro amor?
Veja 9 coisas que definem bem o que é o primeiro amor.
- Amar a Deus (Dt 10:12-13; Js 23:11; Sl 18:1; Mt 22:36-40);
- o amor ao próximo (Lc 10:25-37; Jo 13:35; Gl 6:9-10);
- a caridade (Tg 2:14-16; 1 Jo 3:17),
- o perdão (Ef 4:32),
- a misericórdia (Cl 3:12),
- a gratidão (Cl 3:15),
- o louvor a Deus de coração (At 16:25),
- a piedade (At 20:35),
- o estudar a Bíblia com intuito de trazer Cristo para dentro de nosso coração e amá-lo (Jo 14:15,21), etc.
Os três passos básicos para saber como restaurar o primeiro amor são:
- Arrependimento: Primeiro de tudo é examinar a si mesmo, lembrar-se de seus pecados esquecidos e arrepender-se deles! O próprio Senhor disse isso (Ap 2:5a);
- Amar a Deus na prática, e não somente nas palavras (1Rs 3:3; Mt 22:37);
- Amar ao próximo também na prática, exercendo misericórdia, perdão, tendo longanimidade e auto-sacrifício as vezes (Tg 2:20-26).
Estes três passos para voltar ao primeiro amor só terão efeito mesmo se conseguirmos colocá-los em prática, e não ficar só aqui nesta leitura (Tg 1:22).
Portanto comece a examinar a si mesmo e ver onde você deve corrigir-se e começar a mudar.
Portanto, o primeiro amor não se refere a um amor temporal, ou ao suposto amor que sentimos pelo Senhor no início da caminhada cristã, mas sim na qualidade deste amor, que demonstramos e praticamos constantemente.
Quando amamos a Deus, é natural que demonstremos isso amando às pessoas também, o que demonstramos muito mais por meio de nossas ações do que de palavras (Leia Mt 25:31-40 e 1 João 4: 7,9,11-12,20-21).
Esta é uma palavra fiel, e estas coisas quero que deveras afirmes constantemente, para que os que creem em Deus procurem manter as boas obras;
estas coisas são boas e proveitosas aos homens.
(Tito 3:8 KJF)
O pastor da igreja de Éfeso realmente fazia coisas boas, mas o Senhor o repreende que isto tudo já não estava passando de hábitos mecânicos, como se ele estivesse no “piloto automático”, pois estava engessado no formalismo e tradicionalismo.
Será que não estamos assim já durante algum tempo na nossa caminhada cristã, e abandonamos o primeiro amor, mesmo sem ter percebido?
Todo cristão deve ter um amor pelo Senhor Jesus de tal maneira que mova o seu coração a realizar a Sua obra; antes de amar a obra, Ele deve amar o Senhor da obra!
Isto é, primeiro vem o amor ao Senhor Jesus, que deve despertar um desejo de viver por Ele, amar ao próximo e realizar a obra de Deus também (2Co 5:14,15).
Preste bem atenção nesta pergunta que o Senhor fez para Pedro:
“Assim, tendo eles jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, tu me amas mais do que estes?
E ele respondeu: Sim, Senhor; tu sabes que eu gosto muito de ti.
Ele disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.”
(João 21:15 KJF)
Repare no texto acima que Cristo desafia Pedro a realizar a Sua obra, mas antes o Senhor não pergunta se Pedro amava a obra, mas sim se amava ao próprio Senhor.
Então, antes de iniciarmos na obra de Deus, precisamos nos certificar do amor que temos por Ele em nosso coração.
“Nós o amamos porque ele primeiro nos amou.” (1 João 4:19 KJF)
Você sabe de que maneira Deus nos amou? Quero te lembrar dela abaixo:
“Mas Deus demonstra o seu amor para conosco, em que sendo nós ainda pecadores, Cristo morreu por nós.”
(Romanos 5:8 KJF)
Se você leu com atenção a passagem de Apocalipse 2: 1-5, vai notar que o pastor da igreja de Éfeso abandonou o primeiro amor ao longo da caminhada, e o Senhor lhe disse: “Lembra-te, portanto, de onde tu caíste, e arrepende-te,“.
Isto nos faz entender que ele havia caído em pecado no meio do caminho, e que estava cometendo este pecado como se fosse algo comum.
Portanto, o cristão também não pode abandonar o primeiro amor ao longo da caminhada, porque é este amor que vai manter viva a sua comunhão com Deus.
Nós devemos adquirir o hábito de sempre examinar a nós mesmos a fim de encontrar o que devemos purificar em nossa conduta.
Devemos examinar se há pecados que cometemos e acabaram caindo no esquecimento, tornando-se uma iniquidade, e assim seguir nos corrigindo (Leia Salmo 119:9 e 2 Coríntios 13:5).
Quem ama a Deus deve guardar a Sua Palavra com amor.
“Jesus respondeu e disse-lhe: Se alguém me ama, ele guardará as minhas palavras; e meu Pai o amará, e iremos a ele, e faremos nossa morada nele.”
(João 14:23 KJF)
FONTE DE PESQUISA
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!