Galera de Cristo 07 - Batismo no Espírito Santo


"Eu lhes envio a promessa de meu Pai; mas fiquem na cidade até serem revestidos do poder do alto" - Lucas 24.49


Resultado de imagem para o batismo no espirito santo


Batismo no Espírito Santo - O que é?


Devemos ter cuidado para não confundir o batismo no Espírito Santo com os vários outros ministérios do Espírito Santo. O enchimento do Espírito Santo é como Ele capacita e nos controla (Atos 4:31, Efésios 5:18). A habitação do Espírito Santo é quando o Espírito Santo de Deus passa a ocupar residência permanente em nossas vidas (João 14:17, Romanos 8:9-11, 1 Coríntios 3:16; 6:19, 1 João 4:4). O selo do Espírito Santo é Deus nos marcando como Sua posse permanente (Efésios 1:13-14). O batismo no Espírito Santo está relacionado com estes outros ministérios do Espírito Santo, mas ao mesmo tempo é separado deles.


Batismo no Espírito Santo - Quais são os resultados?


No livro de Atos, o batismo no Espírito Santo por vezes resultava no falar em línguas (Atos 2:4; 10:44-46, Atos 19:6). No entanto, em outros casos, as pessoas acreditavam e por isso recebiam o batismo no Espírito Santo, mas nada é dito sobre línguas (Atos 2:41, 4:4; 5:14; 8:17; 13:12, 48; 14:1; 17:12, 34; 18:8). Novamente, a Bíblia deixa bem claro que cada crente recebeu o batismo no Espírito Santo (1 Coríntios 12:13), mas nem todo crente fala em línguas (1 Coríntios 12:27-31). Como resultado, não há nenhum sinal específico pelo qual um crente deva esperar quando são salvos e recebem o batismo no Espírito Santo.

O batismo no Espírito Santo pode ser definido da seguinte forma: no momento da salvação, o Espírito Santo coloca o crente em união permanente com Cristo e com os outros crentes no Corpo de Cristo. 1 Coríntios 12:13 e Romanos 6:1-4 são as passagens centrais na Bíblia onde encontramos esta doutrina. 1 Coríntios 12:13 declara: "Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito." Romanos 6:1-4 diz: "Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova."


Batismo no Espírito Santo - Quem o tem?


Cada crente no Senhor Jesus Cristo tem sido batizado pelo Espírito Santo. Por isso Paulo pôde afirmar: "Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito" (1 Coríntios 12:13). Como lemos em Atos capítulo 2, o batismo no Espírito Santo começou no dia de Pentecostes. Isso foi em cumprimento das palavras de Jesus em Atos 1:5: "... mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo." Os Apóstolos experimentaram do batismo no Espírito Santo no dia de Pentecostes. Isso resultou neles sendo habilitados a proclamar o Evangelho e levar milhares de pessoas à fé em Cristo (Atos 2:41). Em dois casos posteriormente mencionados em Atos, o batismo no Espírito Santo foi temporariamente adiado a fim de demonstrar aos Apóstolos que os samaritanos (Atos 8:14-17) e gentios (Atos 10:27-48) igualmente faziam parte do plano de Deus da salvação. O apóstolo Pedro proclamou: "Pode alguém negar a água, impedindo que estes sejam batizados? Eles receberam o Espírito Santo como nós." Daquele ponto em diante, cada crente recebia o batismo no Espírito Santo no momento em que cria.



Batismo no Espírito Santo - O que significa para você?


Para resumir, o batismo no Espírito Santo tem duas funções. Primeiro, ele nos identifica espiritualmente com a morte e ressurreição de Cristo, unindo-nos com Ele. Segundo, o batismo no Espírito Santo nos une com o corpo de Cristo e identifica-nos como unidos com outros crentes. Praticamente, o batismo no Espírito Santo significa que somos levantados com Ele para uma nova vida (Romanos 6:4), e que devemos exercer nossos dons espirituais para manter o corpo de Cristo funcionando adequadamente, assim como 1 Coríntios 12:13 afirma. Experimentar do batismo no Espírito Santo serve como uma exortação para manter a unidade da igreja (Efésios 4:5). Ser identificado com Cristo na Sua morte, sepultamento e ressurreição -- através do batismo no Espírito Santo-- estabelece as bases para a realização de nossa separação do poder do pecado que mora em nós e a nossa caminhada em novidade de vida (Romanos 6:1-10, Colossenses 2:12). "Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo" (Romanos 8:9).


FONTE DE PESQUISA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

O Verdadeiro Significado de Ajudadora Idônea