Lição 02 - As Bem Aventuranças

E aconteceu que, concluindo Jesus esse discurso, a multidão se admirou na sua doutrina, porquanto ensinava com autoridade, e não como os escribas" 
Mateus 7.28,29

Texto Bíblico Básico: Mateus 5.3-12


Imagem relacionada


O QUE SÃO AS BEM AVENTURANÇAS?


As bem-aventuranças são as oito declarações de bênçãos pronunciadas por Jesus no início do Sermão da Montanha (Mateus 5:3-12), cada uma começando com "Bem-aventurados..." Há um certo debate quanto a exatamente quantas bem-aventuranças existem. Alguns falam de sete, nove ou dez bem-aventuranças, mas o número parece ser oito (versículos 10-12 de Mateus 5 sendo uma bem-aventurança).


A palavra grega traduzida por "bem-aventurado" significa "bem-estar e prosperidade espiritual". É uma palavra que se refere à alegria profunda da alma. Aqueles que experimentam a primeira parte de uma bem-aventurança (os pobres, os que choram, os mansos, os com fome de justiça, os misericordiosos, os puros, os pacíficos e os perseguidos) também experimentarão a segunda parte da bem-aventurança (reino dos céus, conforto, herdarão a terra, saciados, misericórdia, verão a Deus, chamados filhos de Deus, herdarão o reino dos céus). Os bem-aventurados têm uma parte na salvação e têm entrado no reino de Deus, experimentando um pouco do céu. Uma outra possível versão de cada bem-aventurança é uma exclamação de "Oh, quão felizes os..."



As bem-aventuranças descrevem o discípulo ideal e sua recompensa tanto no presente quanto no futuro. A pessoa que Jesus descreve nesta passagem tem uma qualidade diferente em seu caráter e estilo de vida daqueles que ainda estão "fora do reino". Como uma forma literária, a bem-aventurança também é encontrada no Antigo Testamento, especialmente nos Salmos (1:1; 34:8; 65:4; 128:1) e em outros lugares no Novo Testamento (João 20:29; 14:22; Tiago 1:12, Apocalipse 14:13).


Ao pronunciar as bem aventuranças no Sermão da Montanha, Jesus promulgou aquilo que se chamou de a “Carta Magna” do Reino dos Céus. O Mestre e seus discípulos estavam na região do distrito montanhoso, situado à margem noroeste do Mar da Galiléia.
As multidões atraídas pelos milagres, pela palavra e pelo poder da personalidade do Mestre, uniram-se a ele e deram-lhe ocasião para de pronunciar aquele magistral sermão.
Esse lindo tema da moral cristã, comparado ao Antigo testamento, e mais ainda ao judaísmo da época é uma proclamação solene do Messias, fundador e legislador da Nova Aliança.
Jesus expõe nas bem-aventuranças, as condições essenciais para se obter o direito de cidadania em seu reino.
Neste sentido, as palavras de Jesus são revolucionárias. Aqueles que se julgavam já ricos, cheios de sua própria sabedoria e detentores de honras humanas, achavam que esta era a marca da promessa divina.
Mas o mestre traz uma mensagem no Sermão da Montanha, que não segue a lógica deste mundo. Uma mensagem de conforto e inclusão social é proferida.
Seu discurso encontra lugar cativo no coração dos desvalidos e rejeitados por aquela sociedade excludente.

Os bem-aventurados herdarão o reino

Somente pela fé no evangelho, pode se modificar o homem interior, abrir os olhos espirituais para se poder enxergar além dos conceitos humanos de vitória e derrota na vida. E as bem-aventuranças abordam muito bem estes temas.
Há “bem-aventuradas derrotas” que nos ensinam a vencer o orgulho, o egocentrismo, o culto ao “eu”.

Fatalmente, aqueles que acham que possuem virtudes espirituais e bondades vindos de si mesmos, não herdarão o reino de Deus.
Para o nosso próximo devemos reservar somente a mansidão, a compreensão, o amor e o perdão.
É preciso a humildade de reconhecer as nossas fraquezas e em humildade, crer na misericórdia de Deus.
Os poderosos usam a força ou o dinheiro para obter tudo que querem. Mas somente os bem-aventurados, dispostos a sofrer por amor ao evangelho, os mansos e humildes de coração, que ajudam ao próximo, poderão entrar no magnífico e tão esperado reino dos Céus.
FONTES DE PESQUISA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

O Verdadeiro Significado de Ajudadora Idônea