Lição 03 = Mateus, o Evangelho da Igreja
Texto áureo: "Em verdade vos digo que tudo o que ligares na terra será ligado no céu, e tudo o que desligares na terra será desligado no céu" - Mateus 18.18
Texto Bíblico Básico: Mateus 16.13-19
JESUS, O FUNDADOR, CABEÇA E ALICERCE DA IGREJA
Em primeiro lugar, Jesus é o cabeça da Igreja. Essa verdade está meridianamente clara em Efésios 5.23. Nenhum homem, por mais culto ou piedoso, poderia ser o comandante da igreja universal. Somente Jesus tem essa honra. Jesus é o dono da igreja, o Senhor da igreja, o cabeça que governa a igreja, o bispo universal da igreja.
Em segundo lugar, Jesus é a pedra sobre a qual a Igreja está edificada. O papado está alicerçado na interpretação de que Pedro é a pedra sobre a qual a igreja está edificada e que todo papa é sucessor de Pedro. A grande questão é se essa interpretação tem amparo bíblico. O contexto de Mateus 16.18 está todo voltado para a Pessoa de Cristo. O próprio Pedro deixou claro que Jesus e não ele é a pedra sobre a qual a igreja está edificada. No começo do seu ministério Pedro disse que Jesus é a pedra (Atos 4.11) e no final do seu ministério, quando escreveu sua primeira carta, tornou a enfatizar esse mesmo fato (1 Pedro 2.4-8).
Em terceiro lugar, Jesus é o único mediador entre Deus e os homens. O título concedido aos papas, “Sumo Pontífice”, significa supremo mediador. Essa expressão não cabe a nenhum líder religioso, pois a Bíblia é categórica em afirmar que só existe um Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo (1 Timóteo 2.5). O próprio Jesus disse: “Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida e ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14.6).
Em quarto lugar, Jesus enviou o Espírito Santo como seu substituto. O título atribuído aos papas “Vicarius Fili Dei”, ou seja, substituto do Filho de Deus, também, não pode ser concedido a nenhum homem. O substituto do Filho de Deus não é o papa, nem qualquer outro líder religioso, mas o Espírito Santo (João 14.16). O Espírito Santo, sendo Deus, está para sempre com a Igreja e na Igreja. O Espírito Santo veio para exaltar a Cristo e nos conduzir à verdade.
Em quinto lugar, Jesus é o dono da Igreja. Foi o próprio Jesus quem disse a Pedro que ele mesmo edificaria a sua igreja (Mateus 16.18). A igreja é Deus, pois foi comprada com o sangue de Jesus (Atos 20.28). Jesus nunca passou-nos uma procuração, dando-nos a liberdade para sermos os donos de sua Igreja.
Em sexto lugar, Jesus é o edificador da Igreja. Nós somos os cooperadores de Deus, mas é Deus mesmo quem edifica a sua Igreja. Um planta, outro rega, mas o crescimento vem de Deus (1 Coríntios 3.9). Jesus disse: “Eu edificarei a minha igreja” (Mateus 16.18). Não conseguiríamos acrescentar nem um membro ao corpo de Cristo, mesmo que usássemos todos os recursos da Terra.
Em sétimo lugar, Jesus é o protetor da Igreja. A igreja não caminha vitoriosamente à parte da assistência e proteção de Cristo. Ele disse: “… e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16.18). Os inimigos da igreja são muitos e perigosos, mas Jesus é o nosso escudo e protetor. Ele é o general desse glorioso exército que caminha triunfantemente rumo à glória. Bendito seja seu santo nome!
A AUTORIDADE DA IGREJA
Mt 10.1 E, chamando a si os seus doze discípulos, deu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos, para expulsarem, e para curarem toda sorte de doenças e enfermidades.
Jesus em tudo foi exemplo e ensinou varias coisas por parábolas e também abertamente. Jesus muitas vezes levava os discípulos à parte e ensinava vários assuntos em particular, mas também quando preciso Ele exortava e puxava à orelha.Jesus sempre falava sobre sua missão, explicava que precisava morrer e depois da sua morte seriam os discípulos que fariam a obra aqui na terra, eles continuariam a sua missão, só que os discípulos não entendiam o que Jesus estava falando, e só foram entender depois que Jesus morreu e ressuscitou. Jesus dizia sempre que ia para o pai e que mandaria o consolador, o Espírito Santo o qual estaria com eles até a consumação do século. Jesus disse que o Espírito Santo seria o nosso ajudador, o nosso mestre, o nosso guia, e aquele que é o detentor da verdade de Deus. Jesus disse que o Espírito Santo seria o companheiro deles e que ele mesmo os lembraria das palavras que Jesus havia dito. Jesus instituiu os discípulos como a igreja de Jesus na terra, toda autoridade foi dada a igreja, pois ela detém a verdade de Deus, e é com ela que Deus conta para salvar vidas e proclamar o reino de Deus aqui na terra.
Ef 1.21 muito acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; Ef 1.22 e sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e para ser cabeça sobre todas as coisas o deu à igreja.
A igreja é constituída por pessoas salvas, que realmente obedecem às ordens de Jesus, a igreja foi separada para viver em santidade perante o Senhor, Jesus a chama de seu corpo, pois ela é o próprio Jesus andando na terra e fazendo os milagres que Ele fazia. Gostaria então de falar sobre a autoridade e a missão da igreja. A igreja recebeu autoridade de Jesus para fazer o que ele fazia e até mais, recebeu o poder e a capacitação do auto para realizar essa tarefa, pois o Espírito Santo foi derramado em pentecostes e estaria com os eles com o intuito de ajudar os crentes a reconciliar o mundo com Deus.
At 1.8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.
Mc 16.15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.
Precisamos entender que a tarefa de pregar, curar, ensinar, expulsar demônios, ofertar, ajudar ás pessoas nas suas necessidades e ir até os confins da terra é da igreja. Jesus não pode vir aqui na terra curar alguém, quem cura é a igreja, Jesus não vai pregar, quem prega é a igreja, Jesus não virá aqui expulsar demônios, somos nós como igreja, revestida do Espírito Santo e na autoridade do nome de Jesus que fazemos isso.
Se a igreja não se dispuser para fazer a obra, o cristianismo morre, mas graças a Deus que pessoas ao longo destes dois mil anos estão se dispondo a fazer a obra. Jesus chama pessoas, capacita essas pessoas com o Espírito Santo, e ás envia para exercer sua autoridade na terra. O grande erro é que esperamos Deus fazer a obra, queremos que Deus cure, liberte, salve, e que faça aparecer dinheiro do nada. Ficamos em casa e pedimos, Deus salva o fulano, então Deus responde vai lá você e prega a palavra. Queremos que as pessoas sejam salvas, mas não pregamos a palavra, queremos que Deus cure, mas não vamos lá orar, queremos que Deus faça ás coisas que nós como igreja temos que fazer. Nós esquecemos que Deus nos Confiou essa missão e Deus precisa usar pessoas, e Ele quer usar, foi para isso que a igreja foi estabelecida. Jesus precisa das minhas pernas para andar, da minha boca para falar, expulsar demônios e proclamar bênçãos, Ele precisa das minhas mãos para tocar nas pessoas, precisa do meu dinheiro para fazer a obra, sem dinheiro não tem evangelho, nem campo missionário, Jesus não virá na terra, ele já veio, hoje a igreja faz a obra, o que temos que entender é que Jesus era só um, mas a igreja tem inúmeras pessoas e tem mais chance de alcançar o mundo inteiro. Os grandes avivamento e milagres só aconteceram porque pessoas se dispuseram, pessoas exerceram fé, e Deus operou grandemente, enquanto ficamos esperando uns pelos outros nada acontece, enquanto esperamos Deus enviar dinheiro, ninguém tira a mão do bolso e são poucos que ofertam com entendimento, a maioria oferta por desencargo de consciência, para se sentirem melhor, temos que entender que Deus da o dinheiro e capacidades para adquirir riquezas, mas Ele espera que usemos uma boa parte do que Deus nos confiou na obra, se os crentes são avarentos a obra de Deus é prejudicada e pessoas não são alcançadas. Deus não faz o dinheiro aparecer do nada, ele usa o dinheiro de pessoas com fé que confiam que Deus é real e entendem que são cooperadores do evangelho.
Muitas vezes dizemos se Deus quiser o milagre vai acontecer, mas tem coisa que Deus quer e espera que exercemos fé para que Ele se mova, não é na fé de Deus é na fé da igreja, O dinheiro não cai do Céu ele sai do bolso de pessoas que Deus usa, a igreja é que domina na terra é ela que cura, que expulsa demônios e continua a obra de Jesus. Outra coisa que a igreja precisa entender é contra quem estamos lutando, estamos lutando contra serem espirituais do mal, que fazem o contrario do que Deus faz, o diabo quer roubar, matar e destruir, enquanto Jesus quer dar vida e vida em abundancia.
Ef 6.12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
O diabo usa pessoas para fazer a obra má na terra, que são ás guerras, roubos, crimes bárbaros, e destruições em geral, mas Deus usa pessoas que marcham contra o Diabo e seus demônios. Pessoas cheias do Espírito Santo guerreiam em oração não contra pessoas, mas contra os seres espirituais do mal que dominam e prendem essas vidas. Quando notarmos algo errado ou algo que precisa ser feito, então podemos nos perguntar, será que Deus quer que eu faça? Talvez seja eu ou você os canais que Deus quer usar para transbordar suas bênçãos e que nós como igreja possamos avançar e conquistar terreno contra o império das trevas.
Lc 10.19 Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos fará dano algum.
A IGREJA MILITANTE E TRIUNFANTE
A Igreja de Cristo só é militante enquanto estiver aqui no mundo. Saindo daqui, ela será a Igreja triunfante, vencedora, vitoriosa e estará para sempre no céu de luz com Jesus, onde não haverá mais labor, militância e nem regimento algum. Entretanto, ela vai contar para todo sempre com a presença do General, Jesus. Com Ele ela reinará adornada com os galardões que cada servo recebeu no Tribunal de Cristo. Enquanto que a beleza da Igreja, vem do seu exército de obreiros e obreiras, irmãos e irmãs abnegados, e dedicados ao Seu reino, sua força, seu poderio, suas armas, vêm do Calvário, vem da cruz. A Igreja é una, todos os crentes em particular pertencem a um único corpo, todos estão unidos sob uma única cabeça, o próprio Cristo (1 Coríntios 12:12-27). Cada crente possui habilidades concedidas por Deus que lhe permite fortalecer todo esse corpo. Sua habilidade especial pode ser grande ou pequena, mas é com essa armadura que ele vai militar, mesmo sendo pequena, ela é forte para ser usada na obra de Deus. É através dos crentes em todas as partes do mundo que é formado o exército para a militância da Igreja neste mundo. Joao 3:6; Atos 1:5; Efésios 1:13-14; 4:4-7.
MILITA A BOA MILÍCIA
1Timóteo 6:12
“Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas”
Militar a boa milícia significa combater o bom combate, equipado com as potentes armaduras de Deus (
2Timóteo 4:7; Efésios 6:11-13). É suportar as aflições sem ceder (Hebreus 10:32). É ter como lucro somente o que Jesus tem reservado para cada um de nós no céu (2 Timóteo 4:8).
NÃO MILITA SEGUNDO A CARNE
2Coríntios 10:2-5
“Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas; destruindo os conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo”
Os que labutam pelo reino de Deus, não labuta segundo a carne, porque não tem como militar a boa milícia portando as armaduras carnais, as armaduras da valentia, as armaduras da velha natureza que pode ter deixado um ranço que desqualifica o soldado. Os que vivem ainda sob os impulsos carnais, é necessário que primeiro se convertam a Cristo, fiquem mansos e humildes de coração, se é que este já tenha aprendido com o Cordeiro de Deus.
PRIMA POR MILITAR LEGITIMAMENTE
2Timótio 2:3-12
“Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente. O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos. Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo. Lembra-te de que Jesus Cristo, que é da descendência de Davi, ressuscitou dos mortos, segundo o meu evangelho; pelo que sofro trabalhos e até prisões, como um malfeitor; mas a palavra de Deus não está presa. Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna. Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos; se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará”
Militar legitimamente significa labutar como bom soldado. O bom soldado desempenha o seu trabalho com seriedade, com austeridade, sem nunca denigrir a imagem do batalhão a que pertence. Militar legitimamente é não se dar por fiador ao que ele com codevedor não tem recursos para pagar. Militar legitimamente, é ser paciente e que seu principal objetivo seja agradar a Deus.
MILITE SEGUNDO AS PROFECIAS DE DEUS
1Timóteo 1:18-20
“Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que houve acerca de ti, milites por elas boa milícia, conservando a fé e a boa consciência, rejeitando a qual alguns fizeram naufrágio na fé. E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar”
Militar segundo as profecias de Deus é ter a consciência limpa, é ser firme, é ter conhecimento do regimento a que pertence e o nome limpo perante o comandante. Militar segundo as profecias de Deus, é ser submisso a Deus e ao ministro da Igreja. É não se envolver com faladores incomplacentes. É não ser como Tobias e Sambalate que quando o seu pastor entra em alguma luta, ele fica no seu exercício de quanto pior, melhor. Sorri quando as coisas vão mal e chora quando está tudo certo.
MILITA COM CERTEZA DA RECOMPENSA
1Coríntios 9:7-12
“Quem jamais milita à sua própria custa? Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta o gado e não come do leite do gado? Digo eu isso segundo os homens? Ou não diz a lei também o mesmo? Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura, tem Deus cuidado dos bois? Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança, e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante. Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais? Se outros participam deste poder sobre vós, por que não, mais justamente, nós? Mas nós não usamos deste direito; antes, suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo”
Militar com certeza na recompensa é fazer jus as côngruas que provém da Igreja. É semear somente as coisas de Deus. É não proferir palavras de maldição. É semear e ficar alegre se Deus colocar outro para colher, e se assim acontecer, deixar o outro colher com calma. Simplesmente sair de perto, e somente atender qualquer atividade na Igreja, quando solicitado pelo que agora colhe. Por que a presença do que plantou pode sim inibir a atuação do que agora colhe. Um planta, outro colhe, mas o dono é Jesus – tanto um como o outro devem fazer com desvelo o que lhes fora confiado, para que no fim não venham a ser qualificados como maus mordomos.
MILITA-TE ATÉ RECEBER A COROA DA VIDA
Tiago 1:12
“Bem-aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam”
Militar até receber a coroa da vida, é saber ser incompreendido, é saber suportar a provação, é amar a Deus acima de todas as coisas. É saber que a recompensa somente virá do Senhor.
MILITA-TE SABENDO EM QUEM TENS CRIDO
2 Timóteo 1:12
“Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho, porque eu sei em quem tenho crido e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele Dia. Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e na caridade que há em Cristo Jesus. Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós”
Bem, militar sabendo em quem tem crido é muito sério, e principalmente nos dias atuais. Estamos vivendo o tempo em que o crente dificilmente confia plenamente em Deus na Igreja em que congrega. Ele fica velho na fé, mas, demonstra não crê plenamente em nada, porque fica andando para lá e para cá em busca do que somente Jesus pode dar, onde e quando, Ele quiser. Acima de todos os bens que podem ser procurados aqui e ali, está o nosso depósito que somente Ele pode guardar até àquele dia. Como bom soldado, devemos sobretudo conservar o modelo adotado pelo nosso Comandante.
FONTES DE PESQUISA
https://www.lagoinha.com/ibl-vida-crista/jesus-o-cabeca-da-igreja/
https://edificandoaigrejadejesus.blogspot.com/2013/08/a-autoridade-e-missao-da-igreja.html
Texto áureo: "Em verdade vos digo que tudo o que ligares na terra será ligado no céu, e tudo o que desligares na terra será desligado no céu" - Mateus 18.18
Texto Bíblico Básico: Mateus 16.13-19
JESUS, O FUNDADOR, CABEÇA E ALICERCE DA IGREJA
Em primeiro lugar, Jesus é o cabeça da Igreja. Essa verdade está meridianamente clara em Efésios 5.23. Nenhum homem, por mais culto ou piedoso, poderia ser o comandante da igreja universal. Somente Jesus tem essa honra. Jesus é o dono da igreja, o Senhor da igreja, o cabeça que governa a igreja, o bispo universal da igreja.
Em segundo lugar, Jesus é a pedra sobre a qual a Igreja está edificada. O papado está alicerçado na interpretação de que Pedro é a pedra sobre a qual a igreja está edificada e que todo papa é sucessor de Pedro. A grande questão é se essa interpretação tem amparo bíblico. O contexto de Mateus 16.18 está todo voltado para a Pessoa de Cristo. O próprio Pedro deixou claro que Jesus e não ele é a pedra sobre a qual a igreja está edificada. No começo do seu ministério Pedro disse que Jesus é a pedra (Atos 4.11) e no final do seu ministério, quando escreveu sua primeira carta, tornou a enfatizar esse mesmo fato (1 Pedro 2.4-8).
Em terceiro lugar, Jesus é o único mediador entre Deus e os homens. O título concedido aos papas, “Sumo Pontífice”, significa supremo mediador. Essa expressão não cabe a nenhum líder religioso, pois a Bíblia é categórica em afirmar que só existe um Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo (1 Timóteo 2.5). O próprio Jesus disse: “Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida e ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14.6).
Em quarto lugar, Jesus enviou o Espírito Santo como seu substituto. O título atribuído aos papas “Vicarius Fili Dei”, ou seja, substituto do Filho de Deus, também, não pode ser concedido a nenhum homem. O substituto do Filho de Deus não é o papa, nem qualquer outro líder religioso, mas o Espírito Santo (João 14.16). O Espírito Santo, sendo Deus, está para sempre com a Igreja e na Igreja. O Espírito Santo veio para exaltar a Cristo e nos conduzir à verdade.
Em quinto lugar, Jesus é o dono da Igreja. Foi o próprio Jesus quem disse a Pedro que ele mesmo edificaria a sua igreja (Mateus 16.18). A igreja é Deus, pois foi comprada com o sangue de Jesus (Atos 20.28). Jesus nunca passou-nos uma procuração, dando-nos a liberdade para sermos os donos de sua Igreja.
Em sexto lugar, Jesus é o edificador da Igreja. Nós somos os cooperadores de Deus, mas é Deus mesmo quem edifica a sua Igreja. Um planta, outro rega, mas o crescimento vem de Deus (1 Coríntios 3.9). Jesus disse: “Eu edificarei a minha igreja” (Mateus 16.18). Não conseguiríamos acrescentar nem um membro ao corpo de Cristo, mesmo que usássemos todos os recursos da Terra.
Em sétimo lugar, Jesus é o protetor da Igreja. A igreja não caminha vitoriosamente à parte da assistência e proteção de Cristo. Ele disse: “… e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16.18). Os inimigos da igreja são muitos e perigosos, mas Jesus é o nosso escudo e protetor. Ele é o general desse glorioso exército que caminha triunfantemente rumo à glória. Bendito seja seu santo nome!
A AUTORIDADE DA IGREJA
Mt 10.1 E, chamando a si os seus doze discípulos, deu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos, para expulsarem, e para curarem toda sorte de doenças e enfermidades.
Jesus em tudo foi exemplo e ensinou varias coisas por parábolas e também abertamente. Jesus muitas vezes levava os discípulos à parte e ensinava vários assuntos em particular, mas também quando preciso Ele exortava e puxava à orelha.Jesus sempre falava sobre sua missão, explicava que precisava morrer e depois da sua morte seriam os discípulos que fariam a obra aqui na terra, eles continuariam a sua missão, só que os discípulos não entendiam o que Jesus estava falando, e só foram entender depois que Jesus morreu e ressuscitou. Jesus dizia sempre que ia para o pai e que mandaria o consolador, o Espírito Santo o qual estaria com eles até a consumação do século. Jesus disse que o Espírito Santo seria o nosso ajudador, o nosso mestre, o nosso guia, e aquele que é o detentor da verdade de Deus. Jesus disse que o Espírito Santo seria o companheiro deles e que ele mesmo os lembraria das palavras que Jesus havia dito. Jesus instituiu os discípulos como a igreja de Jesus na terra, toda autoridade foi dada a igreja, pois ela detém a verdade de Deus, e é com ela que Deus conta para salvar vidas e proclamar o reino de Deus aqui na terra.
Ef 1.21 muito acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; Ef 1.22 e sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e para ser cabeça sobre todas as coisas o deu à igreja.
A igreja é constituída por pessoas salvas, que realmente obedecem às ordens de Jesus, a igreja foi separada para viver em santidade perante o Senhor, Jesus a chama de seu corpo, pois ela é o próprio Jesus andando na terra e fazendo os milagres que Ele fazia. Gostaria então de falar sobre a autoridade e a missão da igreja. A igreja recebeu autoridade de Jesus para fazer o que ele fazia e até mais, recebeu o poder e a capacitação do auto para realizar essa tarefa, pois o Espírito Santo foi derramado em pentecostes e estaria com os eles com o intuito de ajudar os crentes a reconciliar o mundo com Deus.
At 1.8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.
Mc 16.15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.
Precisamos entender que a tarefa de pregar, curar, ensinar, expulsar demônios, ofertar, ajudar ás pessoas nas suas necessidades e ir até os confins da terra é da igreja. Jesus não pode vir aqui na terra curar alguém, quem cura é a igreja, Jesus não vai pregar, quem prega é a igreja, Jesus não virá aqui expulsar demônios, somos nós como igreja, revestida do Espírito Santo e na autoridade do nome de Jesus que fazemos isso.
Se a igreja não se dispuser para fazer a obra, o cristianismo morre, mas graças a Deus que pessoas ao longo destes dois mil anos estão se dispondo a fazer a obra. Jesus chama pessoas, capacita essas pessoas com o Espírito Santo, e ás envia para exercer sua autoridade na terra. O grande erro é que esperamos Deus fazer a obra, queremos que Deus cure, liberte, salve, e que faça aparecer dinheiro do nada. Ficamos em casa e pedimos, Deus salva o fulano, então Deus responde vai lá você e prega a palavra. Queremos que as pessoas sejam salvas, mas não pregamos a palavra, queremos que Deus cure, mas não vamos lá orar, queremos que Deus faça ás coisas que nós como igreja temos que fazer. Nós esquecemos que Deus nos Confiou essa missão e Deus precisa usar pessoas, e Ele quer usar, foi para isso que a igreja foi estabelecida. Jesus precisa das minhas pernas para andar, da minha boca para falar, expulsar demônios e proclamar bênçãos, Ele precisa das minhas mãos para tocar nas pessoas, precisa do meu dinheiro para fazer a obra, sem dinheiro não tem evangelho, nem campo missionário, Jesus não virá na terra, ele já veio, hoje a igreja faz a obra, o que temos que entender é que Jesus era só um, mas a igreja tem inúmeras pessoas e tem mais chance de alcançar o mundo inteiro. Os grandes avivamento e milagres só aconteceram porque pessoas se dispuseram, pessoas exerceram fé, e Deus operou grandemente, enquanto ficamos esperando uns pelos outros nada acontece, enquanto esperamos Deus enviar dinheiro, ninguém tira a mão do bolso e são poucos que ofertam com entendimento, a maioria oferta por desencargo de consciência, para se sentirem melhor, temos que entender que Deus da o dinheiro e capacidades para adquirir riquezas, mas Ele espera que usemos uma boa parte do que Deus nos confiou na obra, se os crentes são avarentos a obra de Deus é prejudicada e pessoas não são alcançadas. Deus não faz o dinheiro aparecer do nada, ele usa o dinheiro de pessoas com fé que confiam que Deus é real e entendem que são cooperadores do evangelho.
Muitas vezes dizemos se Deus quiser o milagre vai acontecer, mas tem coisa que Deus quer e espera que exercemos fé para que Ele se mova, não é na fé de Deus é na fé da igreja, O dinheiro não cai do Céu ele sai do bolso de pessoas que Deus usa, a igreja é que domina na terra é ela que cura, que expulsa demônios e continua a obra de Jesus. Outra coisa que a igreja precisa entender é contra quem estamos lutando, estamos lutando contra serem espirituais do mal, que fazem o contrario do que Deus faz, o diabo quer roubar, matar e destruir, enquanto Jesus quer dar vida e vida em abundancia.
Ef 6.12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
O diabo usa pessoas para fazer a obra má na terra, que são ás guerras, roubos, crimes bárbaros, e destruições em geral, mas Deus usa pessoas que marcham contra o Diabo e seus demônios. Pessoas cheias do Espírito Santo guerreiam em oração não contra pessoas, mas contra os seres espirituais do mal que dominam e prendem essas vidas. Quando notarmos algo errado ou algo que precisa ser feito, então podemos nos perguntar, será que Deus quer que eu faça? Talvez seja eu ou você os canais que Deus quer usar para transbordar suas bênçãos e que nós como igreja possamos avançar e conquistar terreno contra o império das trevas.
Lc 10.19 Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos fará dano algum.
A IGREJA MILITANTE E TRIUNFANTE
A Igreja de Cristo só é militante enquanto estiver aqui no mundo. Saindo daqui, ela será a Igreja triunfante, vencedora, vitoriosa e estará para sempre no céu de luz com Jesus, onde não haverá mais labor, militância e nem regimento algum. Entretanto, ela vai contar para todo sempre com a presença do General, Jesus. Com Ele ela reinará adornada com os galardões que cada servo recebeu no Tribunal de Cristo. Enquanto que a beleza da Igreja, vem do seu exército de obreiros e obreiras, irmãos e irmãs abnegados, e dedicados ao Seu reino, sua força, seu poderio, suas armas, vêm do Calvário, vem da cruz. A Igreja é una, todos os crentes em particular pertencem a um único corpo, todos estão unidos sob uma única cabeça, o próprio Cristo (1 Coríntios 12:12-27). Cada crente possui habilidades concedidas por Deus que lhe permite fortalecer todo esse corpo. Sua habilidade especial pode ser grande ou pequena, mas é com essa armadura que ele vai militar, mesmo sendo pequena, ela é forte para ser usada na obra de Deus. É através dos crentes em todas as partes do mundo que é formado o exército para a militância da Igreja neste mundo. Joao 3:6; Atos 1:5; Efésios 1:13-14; 4:4-7.
MILITA A BOA MILÍCIA
1Timóteo 6:12
“Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas”
Militar a boa milícia significa combater o bom combate, equipado com as potentes armaduras de Deus (
2Timóteo 4:7; Efésios 6:11-13). É suportar as aflições sem ceder (Hebreus 10:32). É ter como lucro somente o que Jesus tem reservado para cada um de nós no céu (2 Timóteo 4:8).
NÃO MILITA SEGUNDO A CARNE
2Coríntios 10:2-5
“Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas; destruindo os conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo”
Os que labutam pelo reino de Deus, não labuta segundo a carne, porque não tem como militar a boa milícia portando as armaduras carnais, as armaduras da valentia, as armaduras da velha natureza que pode ter deixado um ranço que desqualifica o soldado. Os que vivem ainda sob os impulsos carnais, é necessário que primeiro se convertam a Cristo, fiquem mansos e humildes de coração, se é que este já tenha aprendido com o Cordeiro de Deus.
PRIMA POR MILITAR LEGITIMAMENTE
2Timótio 2:3-12
“Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente. O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos. Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo. Lembra-te de que Jesus Cristo, que é da descendência de Davi, ressuscitou dos mortos, segundo o meu evangelho; pelo que sofro trabalhos e até prisões, como um malfeitor; mas a palavra de Deus não está presa. Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna. Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos; se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará”
Militar legitimamente significa labutar como bom soldado. O bom soldado desempenha o seu trabalho com seriedade, com austeridade, sem nunca denigrir a imagem do batalhão a que pertence. Militar legitimamente é não se dar por fiador ao que ele com codevedor não tem recursos para pagar. Militar legitimamente, é ser paciente e que seu principal objetivo seja agradar a Deus.
MILITE SEGUNDO AS PROFECIAS DE DEUS
1Timóteo 1:18-20
“Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que houve acerca de ti, milites por elas boa milícia, conservando a fé e a boa consciência, rejeitando a qual alguns fizeram naufrágio na fé. E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar”
Militar segundo as profecias de Deus é ter a consciência limpa, é ser firme, é ter conhecimento do regimento a que pertence e o nome limpo perante o comandante. Militar segundo as profecias de Deus, é ser submisso a Deus e ao ministro da Igreja. É não se envolver com faladores incomplacentes. É não ser como Tobias e Sambalate que quando o seu pastor entra em alguma luta, ele fica no seu exercício de quanto pior, melhor. Sorri quando as coisas vão mal e chora quando está tudo certo.
MILITA COM CERTEZA DA RECOMPENSA
1Coríntios 9:7-12
“Quem jamais milita à sua própria custa? Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta o gado e não come do leite do gado? Digo eu isso segundo os homens? Ou não diz a lei também o mesmo? Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura, tem Deus cuidado dos bois? Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança, e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante. Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais? Se outros participam deste poder sobre vós, por que não, mais justamente, nós? Mas nós não usamos deste direito; antes, suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo”
Militar com certeza na recompensa é fazer jus as côngruas que provém da Igreja. É semear somente as coisas de Deus. É não proferir palavras de maldição. É semear e ficar alegre se Deus colocar outro para colher, e se assim acontecer, deixar o outro colher com calma. Simplesmente sair de perto, e somente atender qualquer atividade na Igreja, quando solicitado pelo que agora colhe. Por que a presença do que plantou pode sim inibir a atuação do que agora colhe. Um planta, outro colhe, mas o dono é Jesus – tanto um como o outro devem fazer com desvelo o que lhes fora confiado, para que no fim não venham a ser qualificados como maus mordomos.
MILITA-TE ATÉ RECEBER A COROA DA VIDA
Tiago 1:12
“Bem-aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam”
Militar até receber a coroa da vida, é saber ser incompreendido, é saber suportar a provação, é amar a Deus acima de todas as coisas. É saber que a recompensa somente virá do Senhor.
MILITA-TE SABENDO EM QUEM TENS CRIDO
2 Timóteo 1:12
“Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho, porque eu sei em quem tenho crido e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele Dia. Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e na caridade que há em Cristo Jesus. Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós”
Bem, militar sabendo em quem tem crido é muito sério, e principalmente nos dias atuais. Estamos vivendo o tempo em que o crente dificilmente confia plenamente em Deus na Igreja em que congrega. Ele fica velho na fé, mas, demonstra não crê plenamente em nada, porque fica andando para lá e para cá em busca do que somente Jesus pode dar, onde e quando, Ele quiser. Acima de todos os bens que podem ser procurados aqui e ali, está o nosso depósito que somente Ele pode guardar até àquele dia. Como bom soldado, devemos sobretudo conservar o modelo adotado pelo nosso Comandante.
FONTES DE PESQUISA
https://www.lagoinha.com/ibl-vida-crista/jesus-o-cabeca-da-igreja/
https://edificandoaigrejadejesus.blogspot.com/2013/08/a-autoridade-e-missao-da-igreja.html
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!