Galera de Cristo 12 - Não Pare!
"Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé" - II Timóteo 4.7
"Portanto, tendo nós também, a rodear-nos de tão grande nuvem de testemunhas, desfazendo-nos de todo e qualquer peso e do pecado que de muito perto nos assedia (seduz), corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, fixando os olhos em Jesus, o Autor e Consumador da nossa fé, o qual, em troca da alegria a ele proposta, suportou pacientemente a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus". De acordo com o contexto de Hebreus, podemos ver no capítulo anterior ao 12 de que o autor desta epístola faz uma menção àquelas pessoas que se destacaram durante toda a sua carreira cristã, são pessoas citadas devido sua fé, obediência e submissão incondicional ao Senhor. Entre elas estão: Noé, Abraão, Moisés, Samuel, Davi, etc.Os versículos 1 e 2 do capítulo 12 de Hebreus são na verdade, uma continuação deste capítulo 11, onde este autor faz um tipo de comparação entre a vida cristã e uma corrida de atletismo, pois esta era uma prática esportiva muito comum naquele tempo, principalmente entre os gregos.
Neste texto de Hebreus 12.1,2 Deus o nosso técnico nos apresenta 4 táticas de treinamento para que assim possamos completar a corrida da carreira cristã, de maneira que nós não venhamos a desistir no meio do caminho e sim alcancemos alvos eternos. Através disso é possível afirmarmos que:A Carreira Cristã Deve Ser Percorrida Através De Uma Vida Consagrada ao Senhor.
Transição Inicial
A 1ª tática de treinamento que devemos cumprir a fim de completarmos a carreira cristã é:
I - O Cristão Deve Correr a Carreira Cristã Sabendo que Pode Vencer (12.1a)
O autor de Hebreus deixa muito claro que é possível nós corrermos na carreira cristã com uma perspectiva de vitória muito grande, pois à nossa volta estão aqueles que um dia já completaram esta carreira, que são as pessoas mencionadas no capítulo 11. Esta é a nuvem de testemunhas que está à nossa volta.É por isso que ele começa este versículo 1 com o "portanto, também nós", ou seja, o que ele está querendo dizer é o seguinte: "Cristãos de todas as épocas (você, eu, nós), vocês viram através destas pessoas (Moisés, Abraão, Jacó, Davi, etc.) que é possível terminar a sua vida e dizer que valeu a pena percorrer a carreira cristã servindo a Deus em todo o tempo, está aí o exemplo, agora é só seguir." Vocês já devem ter percebido a tremenda diferença que existe entre um corredor que está com a motivação de ganhar a corrida e o que não está. O que não tem uma perspectiva de vitória, nem se esforça ao máximo, ele apenas segue os outros corredores a fim de não ficar para trás. Já o atleta que possui uma perspectiva de vitória numa corrida ele se esforça, dá o máximo de si, quer chegar na frente. É o atleta que "dá o sangue pela vitória!". E essa é a ideia que o autor está querendo transmitir para nós, de que é possível sim nós corrermos corretamente a carreira cristã.
II - O Cristão Deve Correr a Carreira Cristã Desfazendo-se de Todo Tipo de Empecilho (12.1b)
A ideia que o autor de Hebreus está querendo transmitir para nós é de que o atleta que fosse participar da corrida deveria desfazer-se de todo e qualquer peso que estivesse sobrando nele, ou seja, gordura e roupas também, isso viria mediante um rigoroso treinamento acompanhado.Atualmente as corridas de atletismo tem se tornado algo tão técnico e veloz que os atletas buscam desfazerem-se de tudo que seja peso nos seus corpos, para que isso não pese durante a corrida e nem force um atrito com o ar. Muitos atletas depilam praticamente todos os pelos de seus corpos e também usam roupas muito pequenas e leves.
Quando o autor fala a respeito: "do pecado que tenazmente nos assedia" ele está contrastando o pecado com um corredor que corre com um roupão ou com uma calça jeans. Ou seja, o pecado cola em nós de tão maneira que é preciso nós o abandonarmos a fim de que continuemos na corrida da carreira cristã. A vitória nessa carreira só virá mediante o nosso abandono de todos os pecados que cometemos, e pesos que nos prendem a este mundo.
III - O Cristão Deve Correr a Carreira Cristã com Perseverança (12.1c)
Nós temos pela frente um mundo que a cada dia que passa tem se tornado mais duro na recepção do evangelho e também no trato para com os evangélicos. Anonimamente morre em média mais de 110.000 cristão vítimas de perseguição. Em nosso trabalho ou na escola, ou mesmo em casa levar uma vida cristã digna de aplausos pelo Senhor Jesus Cristo tem se tornado cada vez mais difícil.As pressões e as tensões vividas pelos evangélicos tem levado muitos de nós a desvirtuarmos o alvo da nossa vida cristã. A carreira que nos está proposta torna-se algo tão obsoleto e irrelevante que nós permitimos que o mundo e seus prazeres tomem conta do controle do nosso coração, que um dia era de Jesus.
IV - O Cristão Deve Correr a Carreira Cristã com os Olhos Fixos em Jesus (12.2)
A ideia de "olhando firmemente para Jesus" é a ideia de desviar-se de uma coisa e concentrar-se totalmente em outra. Isto sugere a impossibilidade de olhar em 2 direções ao mesmo tempo, ou seja, ou você olha para Jesus ou olha para você mesmo.
Muitas vezes nós desviamos o nosso olhar de Jesus Cristo, o qual por minha e por sua causa trocou a alegria que por direito deveria receber pela morte no meu e no seu lugar, de maneira que o sangue d'Ele nos perdoasse de todo e qualquer pecado, o qual suportou a cruz com paciência sem nunca murmurar ou reclamar o porquê? de tudo aquilo.
Porém nós preferimos idealizar os nossos ídolos, quer ele seja o dinheiro, a fama, o orgulho, a busca do prazer e benefício próprio, ou até mesmo a ingratidão, etc. Nós preferimos concentrar não só os nossos olhos nessas coisas mas também o nosso coração.
"Olhando firmemente para Jesus" não permite que eu olhe ao meu redor para ver aquilo que é melhor para mim. Estêvão, o 1º mártir do evangelho (At 7.54-60) no momento em que estava para ser apedrejado e morto ele olhou para o céu e viu a Cristo nitidamente. Mesmo que num momento de desgraça e morte ele permaneceu com seus olhos fixos em Jesus, não fazendo caso da perseguição que estava sofrendo. Ele visualizou a pessoa de Cristo como prioridade no seu coração.
Conclusão
Hebreus 11.38
O padrão de vida destas pessoas era tão elevados ao ponto de não se poder comparar com o padrão de vida do mundo. Estas pessoas eram obedientes, fervorosas na fé, e submissas ao Senhor incondicionalmente.
Homens dos quais o mundo não era digno!
Você viu que é possível vencer esta corrida, abandonando todo e qualquer tipo de pecado que impede a sua devoção a Deus, correndo com toda perseverança sem nunca tirar os olhos de Jesus, o qual deve ser seu alvo e exemplo de vida.
Se Hebreus 11 fosse escrito novamente será que o seu, o meu, o nosso nome estaria em destaque nesta lista?
Será que somos pessoas das quais o mundo não são dignas?
FONTE DE PESQUISA
http://www.ibvir.com.br/sermoes/a_corrida_da_carreira_crista.htm
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!