Lição 08 - O ABC Do Envelhecimento
"Portanto, dai a cada um o que devais: a quem tributo, tributo, a quem imposto, imposto, a quem temor, temor, a quem honra, honra" - Romanos 13.7
Texto Bíblico Básico: Lucas 2.25-32
O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A VELHICE
A Bíblia apresenta o envelhecimento como uma parte normal e natural da vida neste mundo. Há uma honra envolvida nesse processo porque é normalmente acompanhado por maior sabedoria e experiência. "Coroa de honra são as cãs, quando se acham no caminho da justiça" (Provérbios 16:31, veja também Provérbios 20:29). Deus quer que nos lembremos de que a vida é curta (Tiago 4:14) e que a beleza da juventude logo se passa (Provérbios 31:30; 1 Pedro 1:24).
Em última análise, a questão do envelhecimento não pode ser separada da questão do significado da vida e do conceito do legado que deixamos. No livro do Eclesiastes, Salomão fornece um exame sagaz do envelhecimento e das questões relacionadas a ele.
Nascemos com uma tendência natural de viver para o momento, mas a futilidade final dessa abordagem é explicada em Eclesiastes 1-7. À medida que as pessoas envelhecem e começam a sentir o impacto cada vez maior de sua mortalidade, elas tipicamente tentam investir seus recursos declinantes em projetos que lhes parecem ter mais promessas de um significado duradouro na vida, especialmente na esperança de perpetuar o seu "nome" em um legado duradouro (Eclesiastes 2). Infelizmente, ninguém pode prever quais projetos terão valor e significado duradouros (Eclesiastes 3:1-15), o que normalmente leva a níveis variáveis de desilusão e até mesmo desespero sobre a brevidade da vida e a aparente injustiça "sob o sol" (a frase que Salomão usa para falar sobre a vida nesta terra) (Eclesiastes 3:16-7:29).
Com a crescente percepção de que a satisfação em tais atividades é invariavelmente fugaz, a esperança de Salomão é que as pessoas se tornem mais sábias no uso da sua porção dada por Deus antes de morrerem (Eclesiastes 8-12, veja também o Salmo 90:12). Esta sabedoria cresce em relação à nossa consciência de "tempo e julgamento" - precisamos de uma perspectiva divina em face da brevidade e da aparente injustiça da vida (Eclesiastes 3:15c-17; 8:5b-8, 12b-15; 9:11 -12; 11:9; 12:14). A noção hebraica de tempo nessas passagens combina os conceitos de oportunidade (o momento certo para agir eficientemente quando ocorre a ocasião) e da duração da vida (temos apenas uma certa quantidade de tempo antes de toda a oportunidade desaparecer). A noção hebraica de julgamento nesses mesmos textos pressupõe a total liberdade de como usarmos nessa vida a "porção" dada por Deus, conforme nossos desejos nos conduzam, mas ainda com uma responsabilidade concomitante com Aquele que distribuiu e alocou essas porções. A contrapartida do Novo Testamento a esses conceitos pode ser encontrada vividamente nas parábolas de Jesus das dez virgens e dos talentos (Mateus 25), dos dois filhos (Mateus 21: 28-32) e do injusto administrador (Lucas 16:1- 13).
O autor de Eclesiastes reconhece as dificuldades e os desafios do envelhecimento, inclusive o declínio físico e mental. Eclesiastes aborda essas dificuldades de uma perspectiva humana (Eclesiastes 7:15-18; 8:14-9:3), mas ainda oferece sabedoria para nos ajudar a lidar com o envelhecimento da perspectiva de Deus, envolvendo as noções de "tempo e julgamento". Com nossa inevitável desilusão sobre a condição humana - nossa depravação, incerteza e mortalidade universal - é aconselhável lembrar que "Para aquele que está entre os vivos há esperança; porque mais vale um cão vivo do que um leão morto. Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol” (Eclesiastes 9:4-6). Sabendo que são responsáveis pela "porção" dada por Deus, as pessoas devem aproveitar alegremente todos os seus dons, talentos, sabedoria e oportunidades na vida o mais cedo possível - antes que toda a oportunidade de fazê-lo tenha cessado (9:7- 10; 11:9-12:7).
O impulso desta reflexão de Eclesiastes sobre o envelhecer é que o significado na vida é cumprido em nosso propósito dado por Deus, e nosso propósito só é cumprido quando aproveitamos a nossa porção dada por Deus em Cristo, o Salvador prometido de Deus. Embora esta porção possa parecer menos justa para alguns que para outros, o significado da vida será consumado somente no julgamento final quando recebermos nossa herança (Eclesiastes 7:11) pela maneira como investimos aquilo que recebemos de Deus, seja essa maneira boa ou ruim (Eclesiastes 12:14, compare 2 Coríntios 5:10). Naquele dia, veremos Deus como eminentemente justo em Suas recompensas, independentemente de quão injusta ou desigual essa distribuição pareça nesta vida presente.
COMO ENVELHECER BEM
Quer envelhecer bem? Não quer se tornar um velhinho “ranzinza” e de mal com a vida? Comece observando um dos 10 mandamentos de Deus. De todos os 10 esse é o único que contém uma promessa dada, exclusiva, por Deus para todo que o obedecer: O 5º Mandamento (Êxodo 20) – Honra pai e mãe, para que te acrescentem anos de vida e paz . Se não puder cumprir ou não acreditar nessas Palavras, não há porque seguir o restante.
Seus pais, por piorem que sejam, devem ser respeitados e honrados por você, gostando ou não deles, se quiser ter uma vida abençoada por Deus. E isto é um mandamento, não uma sugestão dada por Deus. Em seguida, sempre que depender de você tenha paz com todos os homens (Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens. Romanos 12.18)
Aproxime-se de todos que te querem o bem, afaste-se dos que te desejam o mal, ore sempre por eles (Fuja do mal e de toda sua aparência (Tessalonicenses 5:22). Ao primeiro sinal de depressão, reveja seus conceitos sobre Deus, fé, mude seus hábitos, rotinas, aproxime-se dos que te querem o bem.
Pois a depressão não vem de uma vez, ela vem somatizada a outros medos até chegar no seu auge que são as síndromes e os traumas. Agradeça sempre a Deus pelo que tens, mesmo pouco ou muito e lute pelo que você deseja, desde que para isso não prejudique a outros, nem venha a negar seus valores.
Tenha sempre um projeto de vida. Isso inclui um bom curso, uma viagem, quem sabe um carro novo, uma casa própria. Mas saiba , de tudo que tens és, apenas, mordomo. Todas as coisas pertencem a Deus, inclusive sua vida. Viva sempre cada momento de forma alegre, agradecido, mesmo que para isso tenha que andar de ônibus. A propósito, aproveite a ida de ônibus ao trabalho, leia um bom livro ou, até mesmo, projete seu dia, como você quer que ele decorra ou, apenas, pense e medite no grande amor de Deus por você.
Nunca atrele sua felicidade ao que você possui ou a outras pessoas (maridos, filhos, amigos). Ela é um estado de espírito e essa conquista é tão somente sua. Se for possível contagie a todos com seu bom estado de espírito.
Eu considero oito as necessidades básicas de um ser humano para completa felicidade, são elas:
1 – a Paz de espírito, com a certeza da salvação, claro! (João 14.27, Jesus ratificou dizendo: Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou: Não vo-la dou como o mundo a dá.) e que influenciará em todas as outras,
2 – saúde, principalmente a mental que pode contagiar todo corpo.
3 – um bom relacionamento familiar, que, também, depende muito de você.
4 – Um emprego (estável se possível),
5- uma casa própria, num lugar que você possa educar seus filhos com mínimo de segurança possível
6 – Educação de qualidade para todos, inclusive para você.
7 – Um bom plano de saúde para manter sua saúde e
8 – (não menos importante) um carro que possa viajar com a família, resolver seus problemas, seus compromissos e dos seus, ir a igreja, visitar os amigos.
No mais, considero vaidades e correr atrás do vento, acumulando bens e riquezas que não o deixam dormir e só lhe trazem intranquilidades. Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir. Eclesiastes 5:12). Aprenda com seus erros e, porque não, com os erros dos outros para que não cometas e chegues à velhice em paz com Deus, com os outros e, principalmente, com você mesmo.
O RESPEITO AOS MAIS VELHOS
“Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do ancião, e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor” (Lv 19:32)
Cãs significa cabelos brancos, e este versículo está falando sobre honrar os mais velhos. E algo me chama muita atenção neste versículo, pois aqui no ocidente não se costuma honrar os nossos idosos como se faz no oriente, veja que nosso inimigo tem uma estratégia por trás disso.
As pessoas têm tanto pavor da velhice e hoje ninguém quer ficar velho, mas a Bíblia nos trás outra conotação sobre o que chamamos hoje de melhor idade. A Bíblia nos diz que é justiça, que é honra, leia Isaías 46:4 “Até a vossa velhice eu sou o mesmo, e ainda até as cãs eu vos carregarei; eu vos criei, e vos levarei; sim, eu vos carregarei e vos livrarei”.
A estratégia do nosso inimigo é distorcer o sentido da velhice. Observe que nos desenhos animados, que as crianças assistem muitas vezes, o personagem do mal é representado por um idoso, trazendo repudio desde a infância contra a melhor idade. Por isso precisamos treinar os nossos infantes para respeitar os mais velhos.
Observe que no texto de Levítico, Deus coloca no mesmo versículo o honrar aos mais velhos e o temer a Deus, por isso honrar aos mais velhos é tão importante como temer a Deus. Que grande responsabilidade nós temos de educar as nossas crianças a amar, respeitar os mais velhos, sem criticá-los.
Em Provérbios 16:31 está escrito: “Coroa de honra são as cãs, a qual se obtém no caminho da justiça”. Os cabelos brancos são coroas de honra para aqueles que conseguiram viver a sua vida em justiça e alcançaram uma idade avançada. É gloria de Deus para sua vida. É honra de Deus para você.
“A glória dos jovens é a sua força; e a beleza dos velhos são as cãs” (Pv. 20:29) Observe que a Bíblia nos trás outra concepção de velhice, não como algo ultrapassado, mas velhice como dignidade, experiência e sabedoria. Então eu proponho um desafio a você de mudar a sua concepção sobre a terceira idade, fazer uma auto análise: Como eu tenho tratado as pessoas mais velhas que me cercam? E transformar a sua mente, aceitando o que Deus pensa sobre a melhor idade: Justiça, sabedoria, cabelos brancos como coroa de honra, e conseguir passar esta verdade para nossas novas gerações.
Quero deixar esse o desafio, quero que você pense nisso e que mude a sua mente e assim consiga alcançar os nossos mais novos. Ser idoso para Deus é motivo de honra e nós precisamos também pensar assim.
FONTES DE PESQUISA
https://www.gotquestions.org/Portugues/Biblia-envelhecer.html ; https://estudos.gospelmais.com.br/e-preciso-saber-envelhecer.html
http://www.ibca.org.br/respeito-aos-mais-velhos/
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!