Lição 08 - Acabe, Um rei Manipulável e Idólatra
Texto Áureo: "Nos profetas de Samaria bem vi eu loucura: profetizaram da parte de Baal e fizeram errar meu povo Israel"- Jeremias 23.13
Texto Bíblico Básico: I Reis 16.29-33; I Reis 18.22-24
QUEM FOI ACABE
Rei de Samaria, Acabe reinou por vinte e dois anos sobre Israel. Foi o décimo oitavo (18º) rei de Israel, e muito provocou a ira do Senhor.
O profeta Elias viveu nos seus e muito foi usado por Deus para repreender o rei. Inclusive foi no reinado de Acabe que as Escrituras relatam o início do ministério do profeta.
Acabe era filho de Onri, rei de Israel, e sucedeu seu pai no trono do reino do Norte se tornando o sétimo entre os reis de Israel. Na narrativa sobre sua vida, Acabe é descrito como um rei forte e influente politicamente, porém fraco e reprovado espiritualmente.
O rei Acabe reinou por 21 ou 22 anos, entre 874 e 853 a.C. No âmbito político, Acabe era respeitado tanto por seus aliados quando por seus adversários. Todavia, no aspecto religioso Acabe foi extremamente infeliz, deixando que o sincretismo e o próprio paganismo ganhasse força entre os israelitas.
O rei Acabe trabalhou para fortificar as cidades israelitas (1Rs 16:34; 22:39) e investiu na melhoria de Samaria, capital do reino do Norte. O palácio do rei Acabe traduzia a imponência de seu reinado, sendo descrito como adornado de marfim (1Rs 21:1; 22:39; cf. Am 3:15).Durante o reinado de Acabe houve frequentes conflitos internacionais. O rei Acabe lutou contra a Síria (1Rs 20), também lutou ao lado deles contra os assírios na batalha de Qarcar, e, depois, aliado com o reino do Sul, Acabe mais uma vez fez guerra contra a Síria (1Rs 22).
Foi nessa última guerra que o rei Acabe acabou morto. Na ocasião, o rei Acabe havia sido alertado por Micaías sobre o resultado desastroso dessa batalha. Acabe resolveu entrar na guerra disfarçado, porém uma flecha lançada por acaso o feriu mortalmente. Na morte do rei Acabe se cumpriu exatamente a profecia dita pelo profeta Elias, de que os cães lamberiam seu sangue (1Rs 22:38). Acabe foi sepultado em Samaria, e seu filho Acazias reinou em seu lugar sobre Israel.
O rei Acabe e Jezabel
Num casamento com finalidade política, o rei Acabe se casou com Jezabel. Na ocasião, foi feita uma aliança com Etbaal, pai de Jezabel e rei dos sidônicos (1Rs 16:31). Tal aliança trouxe vantagens comerciais para Israel. O grande problema foi que, junto com as vantagens comerciais, também vieram as práticas pagãs da princesa dos sidônicos. Jezabel trouxe para dentro de Israel a idolatria que fazia oposição à adoração ao Senhor. Jezabel acabou conseguindo envolver o marido, e o culto a Baal-Melcarte e Aserá se tronou comum em Israel, contando até com um templo dedicado a Baal em Samaria, que agregava numerosos sacerdotes. Posteriormente, Jezabel promoveu uma grande perseguição aos profetas do Senhor, matando-os sem piedade, e os altares à Jeová foram derrubados. Nesse período o profeta Elias precisou fugir, e Obadias, um ministro de Acabe, acabou conseguindo esconder cem profetas (1Rs 18:3,4). A influência pagã era tão grande em Israel, que tal prática acabou ameaçando até mesmo Judá, o reino do Sul, quando a filha do rei Acabe, Atalia, casou-se com Jeorão, filho do rei Josafá.
Acabe e Elias
O rei Acabe encontrou no ministério do profeta Elias seu grande opositor. Elias denunciava ativamente suas práticas reprováveis. O caso da vinha de Nabote exemplifica perfeitamente o fracasso do rei Acabe em defender a Lei e a justiça. Na ocasião em que a vinha de Nabote foi tomada de forma inescrupulosa, o profeta Elias profetizou sobre o declínio e o completo extermínio da casa de Acabe (1Rs 21:20-24; cf. 2Rs 9:7-26). A idolatria instalada durante o reinado do rei Acabe influenciou de alguma forma as gerações posteriores, de modo que até mesmo o profeta Oséias (Os 1:4) e o profeta Miquéias (Mq 6:16) denunciaram tal prática.
A vinha de Nabote
A cabe desejava a vinha de Nabote em Jezreel para usar como horta, e fez uma oferta para trocar terrenos. Nabote recusou a oferta de Acabe, e o rei ficou “desgostoso e indignado” (1 Reis 21:1-4). Jezabel planejou matar Nabote e seus filhos (1 Reis 21:7; 2 Reis 9:26), acusando-o com falsa acusações feitas por “homens malignos” que ela subornou. Nabote foi morto por crimes pelos quais ele foi acusado falsamente, e com a sua morte, Acabe tomou posse da sua vinha.
Deus mandou Elias para profetizar contra Acabe pela sua maldade. As oportunidades de Acabe para se tornar uma pessoa melhor haviam acabado (1 Reis 21:17-24). A profecia consistia de três partes principais:
1. O sangue de Acabe seria derramado no mesmo lugar.
2. A casa de Acabe seria destruída.
3. Cães comeriam Jezabel.
Acabe arrependeu-se e Deus adiou a destruição de sua casa até após a sua morte (1 Reis 21:27-29). Novamente podemos ver algumas lições importantes neste episódio da vida de Acabe:
Primeiro, não devemos ser tão fracos moralmente (como Acabe foi) que se torna fácil para os injustos nos manipularem (como Jezabel fez) (1 Reis 21:25-26). Dá para entender que Acabe nunca ficou confortável com as concessões que fez mas não estava disposto a tomar uma posição moral corajosa (Mateus 6:24).
Segundo, Deus irá retribuir mal por mal. No final das contas, nenhum mal fica sem pagar. Para homens e mulheres de fé, o preço foi pago por Jesus e aceito por nós através da nossa obediência fiel. O preço foi o sangue de Cristo. Para os sem fé, o preço será cobrado no julgamento final (Romanos 12:17,19; 2:5-6).
A idolatria e suas consequências
Por conta de sua idolatria o povo muito sofreu com a falta de chuvas. O que ocasionou escassez de alimentos, água e fome.
Deus devolveu a chuva ao final de 3 anos e 6 meses, após o desafio entre Elias e os profetas de Baal no monte Carmelo.
O povo se prostrou e reconheceu que só o Senhor é Deus após responder com fogo sobre o holocausto!
SAIBA MAIS!
https://ebdbelasartes.blogspot.com/2015/05/licao-08-supremacia-de-jeova.html
SAIBA MAIS!
https://ebdbelasartes.blogspot.com/2015/05/licao-08-supremacia-de-jeova.html
FONTES DE PESQUISA
https://estiloadoracao.com/quem-foi-o-rei-acabe/
https://geracaobiblia.com/quem-foi-acabe/
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!