Galera de Cristo 09 - Dinheiro, que mal há nisso?
"Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes nem ponham a sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação" - I Timóteo 6.17
DINHEIRO, UMA QUESTÃO RECORRENTE
Essa parábola surgiu dentro de um contexto interessante: era comum que os judeus procurassem os rabinos para que estes julgassem as suas causas. Considerando que Jesus fosse um desses mestres da lei, um homem o procura pra que Jesus intervenha num caso de divisão de herança entre irmãos.
( Desde aquele tempo herança gerava problemas familiares...... )
Jesus então aproveita pra nos dar um precioso ensino sobre o perigo de ter a vida regida pela ganância ou pelo amor ao dinheiro. O homem da parábola foi chamado de LOUCO por agir assim. Que Deus nos livre dessa loucura!!!
1) O homem rico era louco porque não entendia que tudo o que ele tinha vinha de Deus
A Bíblia diz no Salmo 24:1: “ Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem”, ou seja, na verdade TUDO O QUE NÓS TEMOS NÃO É REALMENTE NOSSO, mas nos está “emprestado”. Deus é o dono de tudo o que há. È uma loucura pensar diferente.
Casa, carro, emprego, bens...tudo está nas mãos de Deus. Até os nossos familiares e filhos, que nos são tão preciosos, na verdade são de Deus. A nossa saúde e a nossa própria vida também pertencem ao Senhor. A maior prova de que Deus é o dono de tudo é o fato de que Ele pode pegar pra si na hora que Ele quiser.
Disse Jesus em Mateus 6:27: “ Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?”. Não caia na loucura e na soberba de pensar que você é dono da sua própria vida porque não é. Portanto, cuide muito bem de tudo o que Deus lhe confiou, a começar pela sua vida e pela sua família!
2) O homem rico era louco porque era avarento
Avareza é o amor ao dinheiro. Veja o que a Bíblia ensina sobre isso: “ ...o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos” ( I Tim 6:10 )
Que terrível é o engano das riquezas!! A Bíblia tem toda razão: por causa de dinheiro as pessoas matam, roubam, traem, mentem, enganam, ou seja, se atormentam com muitos sofrimentos. Quem ama o dinheiro torna-se escravo de um demônio chamado Mamom. Esse demônio prende as vidas das pessoas fazendo com que estas se tornem egoístas, cobiçosas e, pior, distantes de Deus.
Quem é servo de Mamom muitas vezes nem tem tempo pra Deus porque só pensa em trabalhar e adquirir riquezas. Seu coração está nos bens que possui e naqueles que quer possuir. Quem ama o dinheiro, muitas vezes, se torna egoísta. Veja a atitude do homem da parábola: ao perceber que tinha riquezas em abundância, nem cogitou dividir com aqueles que não têm, mas sua idéia foi armazenar pra si mesmo. Assim é quem está dominado por Mamom: nunca está satisfeito com o que tem e quer armazenar cada vez mais.
O homem da parábola que Jesus contou era rico, porém a avareza não é um pecado apenas dos ricos. Há pessoas que têm muito pouco, mas também estão nesse engano: correndo atrás das riquezas, amando o dinheiro. Isso é uma loucura, já que “ Nada trouxemos para esse mundo e nada poderemos levar” ( I Tim 6:7)
3) O homem rico era louco porque não pensou na eternidade
O homem dessa história teve um fim muito triste. Ele não reconheceu a necessidade de ser rico para com Deus. Sem que ele menos esperasse, chegou o dia da prestação de contas: “ essa noite pedirão a tua alma”, ou seja, ele iria morrer naquela noite!
Todas as pessoas um dia serão chamadas por Deus e terão que prestar contas do que fizeram com as suas vidas. Ninguém sabe quando isso acontecerá, já que não há idade pra morrer. Por isso é preciso estar preparado.
È uma loucura passar a vida preocupado com as coisas dessa vida e não se preocupar com a eternidade. Só há uma maneira de garantir uma eternidade segura, com Deus: através de uma aliança com Jesus Cristo. E isso só pode ser feito enquanto temos vida. Depois da morte, diz a Bíblia, vem o juízo e nada mais podemos fazer.
O dia de acertarmos a nossa vida com Deus se chama HOJE. Ninguém sabe quando lhe pedirão a alma por isso não vale a pena adiar o nosso compromisso com Deus através de Jesus. De que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? – perguntou Jesus em Mateus 16:26?
Através dessa parábola, examine-se a si mesmo: será que você tem sido louco de não reconhecer que tudo o que você tem na verdade pertence a Deus? Será que você tem sido louco de cair no engano das riquezas? Será que você tem sido louco de não se preocupar com a sua eternidade?
Hoje é o dia da sua mudança, em nome de Jesus!
Ministre com amor e autoridade nas vidas dos seus discípulos pra que haja conversão, libertação e cura! Você será o instrumento de Deus pra que isso aconteça!
FONTE DE PESQUISA:
http://hpdeus.blogspot.com.br/2013/02/a-parabola-do-rico-insensato.html
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!