O FUNDAMENTO DA IGREJA
Mt 16.18-19 Jesus diz: Também Eu te digo que tu és
Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não
prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus: o que ligares
na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado
nos céus.
“Sobre esta pedra edificarei a minha igreja”. Jesus
refere-se a Si como Pedra Principal, e não a Pedro.
Pedro no grego é um substantivo masculino,
“Petros”, que significa pedra pequena e móvel, ou fragmento de rocha. Pedra no
grego é um substantivo feminino, “Petra” que é Rocha Grande e Firme.
Jesus é a
PEDRA Principal
At 4.11 O apóstolo Pedro diz: Este Jesus é a Pedra
rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou pedra angular. Ef 2.20
Paulo diz: Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo Ele
mesmo, Cristo Jesus, a Pedra Angular. 1ª Co 10.4 E beberam todos da Pedra
espiritual que os seguia e a Pedra era Cristo. 1ª Pe 2.4 diz: E chegando-vos
para Ele pedra Viva, reprovada na Verdade pelos homens, mas para com Deus
eleita e preciosa. 6 Pois na Escritura se diz: Vede, ponho em Sião uma Pedra
Angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. Mt 21.42
Jesus diz: Nunca leste nas Escrituras; A pedra que os edificadores rejeitaram,
essa se tornou a Pedra Angular; o Senhor fez isto, e é maravilhoso aos nossos
olhos.
Jesus é o
Fundamento Espiritual
Is 28.16 Portanto assim diz o Senhor Deus: Vede,
assentai em Sião uma pedra, uma já provada, pedra preciosa de esquina, que está
bem firme e fundada; aquele que crer não será confundido.1ª Co 3.11 Paulo diz:
Pois ninguém pode por outro fundamento, além do que já está posto, o qual é
Jesus Cristo.
A chave do
Reino está com Cristo
Mt 16.19 Jesus diz: E Eu te darei as chaves do
Reino dos céus. Neste versículo Jesus não está dando a Pedro a chave da igreja
ou do reino dos céus, e sim, Jesus está lhe dando poder em Seu nome. Chave é
sinal de autoridade. Mt 28.18 Jesus diz: É me dado todo o poder nos céus e na
terra. Todo o poder está nas mãos daquele que venceu o império da morte e dos
infernos, e este poder Ele dá a qualquer um que com fé deseja usar o seu nome.
Em Mc 16.17 Jesus diz: E estes sinais seguirão aos que crerem: E em meu nome
expulsarão os demônios; falarão novas línguas. 18 Pegarão nas serpentes; e, se
beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão aos mãos
sobre os enfermos, e os curarão. Lc 24.49 Jesus diz: E eis que sobre vós envio
a promessa de meu Pai; ficai, porém na cidade de Jerusalém, até que do alto
sejais revestidos de poder. Jo 20.31 diz: E estes, porém foram escritos para
que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais,
vida em seu nome.
At 3.6 diz o apóstolo Pedro: Não tenho prata nem
ouro, mas o que tenho te dou. Em nome de Jesus Cristo, o nazareno, levanta-te e
anda. Jo 14.12-13 Jesus diz: Na verdade vos digo que aquele que crê em Mim
também fará as obras que Eu faço, e as farás maiores do que estas, porque, Eu
vou para meu Pai. 13 E tudo quanto pedires em meu nome Eu o farei, para que o
Pai seja glorificado no Filho.
Eu creio você leitor tenha entendido que a pedra
principal é Jesus e não a Pedro. Jesus é o fundamento da nossa vida, Ele é Deus
e também Criador. Porém, Pedro como criatura creu e usou com autoridade o nome
de Jesus.
O nome do senhor Jesus é a chave poderosa que abre
portas onde homem não pode abrir. Em Seu nome podemos abrir as correntes e
romper as cadeias que o diabo coloca sobre as pessoas; Ele concede uma
procuração para eu e você para que possamos usar esse precioso Nome.
Jesus!
O que é Pedra Angular:
A pedra angular era a pedra fundamental utilizada nas antigas
construções, caracterizada por ser a primeira a ser assentada na esquina do
edifício, formando um ângulo reto entre duas paredes.
A partir da
pedra angular, eram definidas as colocações das outras pedras, alinhando toda a
construção.
A pedra angular é o elemento essencial que dá existência àquilo
que se chama de fundamento da construção. Atualmente, a pedra angular seria
semelhante ao alicerce dos prédios contemporâneos.
AS BASES DO
CRISTIANISMO
Jesus
é o centro do cristianismo e de nossa fé. Mas também é uma pessoa que deixou
marcas profundas na história do mundo. O ser humano já produziu muito nos
campos da religião, arte e literatura inspirados em Sua pessoa. Muitos são os
entendimentos sobre Jesus e as definições sobre Sua pessoa, mas existiu apenas
um Jesus. Uma música cristã que cantávamos antigamente dizia: “Muito embora um
só Jesus exista, nem todos sabem vê-Lo como é…” E é exatamente esse o assunto
da lição. Quem é Jesus? Deus ou homem? Homem-Deus ou Deus-Homem?
1. A
humanidade de Jesus
Cremos que Jesus era homem e Deus ao mesmo tempo. Primeiro vamos estudar
alguns elementos que podemos notar na pessoa de Cristo os quais provam que Ele
era 100% humano. Nesse estudo, precisaremos usar muitas referências bíblicas.
Então, tome a sua Bíblia e mãos à obra.
1.1 Ele teve um corpo humano
Nasceu como todo ser humano (Lc 2.7). O nascimento de Jesus foi natural,
embora com diferencial milagroso. Sua concepção foi pelo Espírito Santo e Seu
nascimento virginal. Jesus nasceu como humano e assim teve a natureza humana
aliada à Sua divindade. Foi o nascimento virginal de Cristo que tornou-Lhe
possível a existência da natureza humana sem a herança do pecado. Jesus foi
concebido pelo Espírito Santo e assim teve a herança do pecado de Adão quebrada
ao nascer. Conforme Lucas 1.35, Deus declara que Seu filho nasceria Santo.
1.2 Ele teve desenvolvimento intelectual e físico
(Lc 2.40,52)
Os versículos apontam para o crescimento de um menino nas áreas física,
intelectual e espiritual.
1.3 Ele sentiu emoçőes humanas
Vamos ver alguns exemplos: compaixão (Mt 9.36), amor (Jo 11.36), pesar
(Jo 11.35; Mt 26.38) e indignação (Mc 10.14).
1.4 Ele teve desejos humanos
– não sofrer (Mt 26.39);
– obedecer (Lc 9.51).
1.5 Ele teve necessidades humanas
Ele sentia fome (Mt 4.2), sede (Jo 19.28), sono (Mt 8.24) e cansaço (Jo
4.6).
1.6 Ele foi reconhecido como homem
Por Si mesmo (Lc 19.10) e também pelos outros (Mt 13.55; 1Tm 2.5).
1.7 Ele foi chamado de “filho”
Essa palavra descreve não só descendência, mas também parentesco
imediato. São três expressões diferentes no Novo Testamento: Filho de Maria (Mc
6.3), Filho de Davi (Mt 22.42-45) e Filho do Homem (Mt 9.6; Mc 2.10; Lc 5.24).
Você pode estar se perguntando: por que estudar a divindade de Cristo?
Porque ela tem grandes implicações para a nossa fé. Millard Erickson nos dá
algumas ideias que serão resumidas a seguir.
·
Ao ser enviado como membro da raça humana, Jesus
qualificou-Se para ser o redentor, como representante da raça (Rm 5.12,18).
·
Ele experimentou tudo o que um ser humano
experimenta: sentimentos, necessidades e limitações. Lemos em Hebreus 4.15 que
por causa disso pode nos compreender me-lhor e demonstrar compaixão como nosso
Sumo sacerdote, ou seja, alguém que é mediador do sacrifício para perdão dos
nossos pecados.
·
Jesus mostrou o que era ser verdadeiramente humano.
Algumas vezes resistimos à ideia da humanidade autêntica de Cristo porque
sempre ligamos humanidade a erro e imperfeição. Mas Jesus, assim como Adão
(antes da queda), era um exemplar perfeito da humanidade sem pecado.
·
Ele Se tornou nosso exemplo. Orou, dependeu de Deus
e Se sujeitou à vontade do Pai, ainda quando isso incluiu sofrimento (1Pe
2.21).
·
Jesus Cristo, também chamado de Emanuel, foi Deus
no meio de nós. Foi exemplo vivo da transcendência de Deus que veio viver no
meio dos homens. Essa verdade nos dá confiança do interesse que Ele tem de
ainda agir em nosso meio (Jo 1.14).
2. A divindade de Jesus
Você precisa ter em mente que cremos que Jesus era 100% homem e também
100% Deus. Usando a Bíblia como nosso instrumento principal, vamos estudar
referências sobre a divindade de Cristo.
1. Ele possui atributos que só Deus tem. Nenhum humano comum possui:
autoexistência (Jo 5.26), imutabilidade (Hb 13.8), eternidade (Hb 7.3);
onipresença (Mt 28.20).
2. Ele fez coisas que só Deus pode fazer: criar o mundo (Jo 1.3), perdoar
pecados (Mt 9.1,2), executar julgamento final (Jo 5.22).
3. Ele recebe adoração. Os apóstolos eram homens consagrados, mas nunca
aceitaram adoração (At 14.8-18). Jesus foi adorado por anjos (Hb 1.6; Ap
5.12,13) e por homens (Jo 9.38; 20.28; Mt 2.11; 14.33; 28.9,17).
4. Ele possui títulos que só Deus tem, por exemplo: Jeová, que no Novo
Testamento é traduzido por “Senhor” (Lc 2.11; 5.8), e “Filho de Deus” (Lc
1.35, Jo 5.18).
5. Ele mesmo declarou ser Deus (Jo 5.18; 8.24,28,58; 10.30-33).
6. Outras referências bíblicas (Jo 1.1; Rm 9.5; 1Jo 5.20).
Temos que pensar também em quais são as implicações da divindade de
Cristo para nossa fé. Novamente com base em Erickson vamos resumir algumas
delas: podemos ter conhecimento real de Deus. Jesus não só
anunciava a salvação, mas era o Deus que trazia salvação aos homens. Ele mesmo
disse “quem me vê
a mim vê o Pai” (Jo 14.9); a redenção está à nossa disposição. O sacrifício de
Jesus foi suficiente para a salvação de todo o que crê (1Pe 2.24);
·
Deus e os homens tiveram um novo relacionamento.
Não houve intermediários, nem anjos e nem profetas. O próprio Deus veio até nós
(Hb 10.19-22);
·
Ele é Deus e deve ser adorado como tal. Um dia será
adorado por todos (Fp 2.10-11).
3. A
uniăo das duas naturezas
Nossa doutrina afirma que Jesus era, e é, plenamente Deus e plenamente
homem. Essas duas naturezas não transformam Jesus em duas pessoas e, sim, numa
pessoa com duas naturezas.
Estudamos isoladamente passagens que provam tanto a humanidade quanto a
divindade de Cristo. Agora precisamos estudar algumas passagens que nos dão
indicação das duas naturezas atuando juntas em uma única pessoa.
A primeira passagem é João 17.21-22. Nesse texto, o homem Jesus declara
ser um só com o Pai. A referência nada declara sobre a humanidade de Jesus, mas
o fato Dele mesmo declarar Sua divindade mostra que tinha o entendimento de
que, mesmo sendo homem, possuía uma natureza em comum com o Pai, ou seja, a
natureza divina.
Outros dois textos são importantes para nosso estudo (Jo 3.13 e 1Tm
3.16). Em João temos o uso do termo Filho do Homem (humanidade de Cristo) com a
referência sobre ter descido do céu (divindade). Em Timóteo encontramos uma
referência a Cristo no céu antes de Sua encarnação (contemplado por anjos –
divindade), Sua encarnação como homem (manifestado na carne – humanidade) e
depois na Sua ressurreição e ascensão aos céus (recebido na glória – divindade
e humanidade). Os dois textos sugerem harmonia e plenitude das duas naturezas.
Nem esses e nem outros textos bíblicos sugerem revezamento, contradição ou mesmo
luta entre elas.
Na história da igreja, teólogos e intérpretes das Escrituras têm tentado
propor soluções. Algumas delas boas, mas outras se tornaram desvios da doutrina
bíblica de Cristo. O assunto é complexo, pois as duas naturezas têm
características completamente opostas.
FONTES DE PESQUISA
https://www.significados.com.br/pedra-angular/
https://pastoreliasribas.blogspot.com.br/2009/06/jesus-cristo-e-pedra-principal-mt-16.html
http://ultimato.com.br/sites/estudos-biblicos/assunto/vida-crista/o-homem-deus-chamado-jesus/
Estudo Excelente, com muito conteúdo e uma porção de conhecimento. Estão de parabéns,Glória DEUS.
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