Galera de Cristo 10 - A Misericórdia de Deus
"Bendito seja o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação" - II Coríntios 1.3
Hora da Verdade: Lamentações 3.19-27
PAPO SÉRIO
A MISERICÓRDIA
Misericórdia e graça são frequentemente confundidas. Embora os termos tenham significados semelhantes, graça e misericórdia não são a mesma coisa. Para resumir a diferença: a misericórdia é Deus não nos castigando como merecem os nossos pecados e a graça é Deus nos abençoando apesar de não merecermos. Misericórdia é a libertação do julgamento, enquanto graça é estender bondade aos indignos.
Segundo a Bíblia, todos nós pecamos (Eclesiastes 7:20, Romanos 3:23, 1 João 1:8). Como resultado do pecado, todos nós merecemos a morte (Romanos 6:23) e julgamento eterno do lago de fogo (Apocalipse 20:12-15). Com isso em mente, todo dia que vivemos é um ato de misericórdia de Deus. Se Deus nos desse tudo o que merecemos, todos estaríamos, agora, condenados por toda a eternidade. No Salmo 51:1-2, Davi clama: "Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado." Um apelo a Deus por misericórdia é pedir a Ele que suspenda o julgamento que merecemos e, ao invés, conceda-nos o perdão que não merecemos.
Não merecemos nada de Deus. Deus não nos deve nada. Qualquer coisa boa que tivermos em nossas vidas é um resultado da graça de Deus (Efésios 2:5). Graça é simplesmente um favor imerecido. Deus nos dá coisas boas que não merecemos e que nunca poderíamos ganhar por nós mesmos. Resgatados do julgamento pela misericórdia de Deus, a graça é tudo o que recebemos além dessa misericórdia (Romanos 3:24). A graça comum refere-se à graça soberana que Deus concede a toda a humanidade independentemente da sua posição espiritual diante dele, enquanto que a graça salvadora é a dispensa especial da graça pela qual Deus soberanamente concede imerecida assistência divina sobre os seus eleitos para a sua regeneração e santificação.
Misericórdia e graça são mais bem ilustradas na salvação disponível através de Jesus Cristo. Merecemos o julgamento, mas se recebermos Jesus Cristo como o nosso Salvador, recebemos a misericórdia de Deus e somos libertos desse julgamento. Em vez de julgamento, pela graça recebemos a salvação, perdão dos pecados, vida abundante (João 10:10) e uma eternidade no céu, o lugar mais maravilhoso que se possa imaginar (Apocalipse 21-22). Por causa da misericórdia e graça de Deus, nossa resposta deve ser cair de joelhos em adoração e ação de graças. Hebreus 4:16 declara: "Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade."
Agradecemos ao Senhor porque no amor de Deus não há apenas a graça, há também
outro grande item: a misericórdia de Deus. A Bíblia também dá muita ênfase à misericórdia. Mas
temos de admitir que misericórdia é mais precisamente uma palavra do Antigo Testamento, da
mesma forma que graça é do Novo Testamento. Isso não significa que você não encontrará
misericórdia no Novo Testamento. Mas se tiver uma referência ou uma concordância bíblica, você
encontrará misericórdia muito mais freqüentemente no Antigo Testamento. Misericórdia é algo do
Antigo Testamento, assim como graça é algo do Novo Testamento.
O canal para o amor fluir é ou a graça ou a misericórdia. Misericórdia é para questões
negativas, enquanto graça é para questões positivas. Misericórdia está relacionada com a
condição presente, e graça está relacionada com a condição futura. Misericórdia fala da pobreza
da nossa condição presente, e graça fala da condição radiante em que você será salvo no futuro.
O sentimento que Deus tem para conosco quando somos pecadores é misericórdia. A obra que
Deus realiza em nós para fazer-nos Seus filhos é graça. A misericórdia surge da nossa condição
existente; graça surge da obra que iremos receber.
Não sei se você tem clareza disso. Suponha que haja uma pessoa necessitada aqui
conosco. Você a ama e tem pena dela. Você se sente triste pela sua situação difícil. Se não a
amasse, não sofreria nem se preocuparia com ela. Mas fazendo assim você está tendo
misericórdia dela. Contudo, essa misericórdia é negativa. Sua misericórdia está na condolência
pela condição atual dessa pessoa. Mas quando a graça é efetivada? Ela é efetivada na hora em
que essa pessoa é resgatada da sua condição pobre para uma posição nova, para uma esfera
nova e para um ambiente novo. Somente então seu amor por ela torna-se graça. É por isso que
digo que misericórdia tem sentido negativo e é para hoje, enquanto graça tem sentido positivo e é
para o futuro. O futuro de que estou falando é o futuro nesta era, e não o futuro na era vindoura.
Não quero dizer que o Antigo Testamento fale somente sobre misericórdia. O Antigo Testamento
também fala sobre graça. Não é verdade que não precisamos mais de misericórdia. Não, nós ainda
precisamos da misericórdia. Deus foi misericordioso na época do Antigo Testamento, porque Sua
obra ainda não estava completa naquela época. Portanto, o Antigo Testamento estava repleto de
misericórdia. Deus mostrou misericórdia por quatro mil anos. Mas hoje, na era do Novo
Testamento, temos graça porque o Senhor Jesus cumpriu Sua obra. Ele veio para carregar nossos
pecados. Portanto, o que recebemos hoje não é misericórdia, mas graça. Aleluia! Hoje não é dia
da misericórdia, mas da graça.
Se houvesse apenas misericórdia, poderíamos ter somente esperança. No Antigo
Testamento, havia apenas esperança; portanto, o Antigo Testamento fala de misericórdia. Mas
agradecemos ao Senhor, hoje obtivemos o que era esperado. Não há necessidade de esperarmos
mais.
A misericórdia vem do amor e resulta em graça. Se a misericórdia não viesse do amor, ela
não resultaria em graça. Uma vez que ela se origina no amor, ela chega à graça. Nos Evangelhos
há o relato de um cego recebendo visão (Mc 10:46-52). Ao encontrar o Senhor, ele não disse:
“Senhor, ama-me!” ou “Senhor, sê benévolo para comigo!” Pelo contrário, ele disse: “Filho de Davi,
tem misericórdia de mim!” (v. 48). Ele pediu misericórdia por causa da sua situação presente, da
sua dificuldade presente e da sua dor presente. Ele sabia que se o Senhor Jesus se
compadecesse dele, Ele não se limitaria a mostrar-lhe misericórdia; Ele certamente faria algo.
No Novo Testamento, há também alguns lugares em que a misericórdia é mencionada. Na
maioria dos casos, a misericórdia é mencionada em referência à situação no momento. Alguém
poderia perguntar: “Visto que o amor de Deus é tão precioso, por que precisa existir misericórdia?
O amor é muito bom como fonte, e a graça é também muito boa como resultado. Por que, então, é
necessária a misericórdia?” Porque o homem é necessitado. Não temos coragem de ir a Deus e
pedir por Seu amor. Somos da carne e não conhecemos Deus suficientemente. Embora Deus se
tenha revelado a nós na luz, ainda não ousamos achegar-nos a Ele. Sentimos que é impossível ir a
Deus e pedir amor. Ao mesmo tempo, não possuímos fé suficiente para ir a Ele e pedir graça,
dizendo-Lhe que precisamos de tal e tal bênção. Não temos como pedir o amor de Deus e não
temos fé suficiente para pedir a graça de Deus.
Mas agradecemos ao Senhor. Não temos apenas amor e graça; também temos
misericórdia. O amor é manifestado nesta misericórdia. Por Deus ser misericordioso, se você ouve
o evangelho e ainda é incapaz de crer, você pode clamar: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”
Você pode ter medo de pedir outras coisas, mas não precisa ter medo de pedir essa única coisa.
Não ouso pedir ao Senhor que seja benévolo comigo. Não ouso pedir-Lhe que me ame. Mas posso
pedir-Lhe que seja misericordioso para comigo. Por outras coisas não ousamos pedir. Mas
podemos ser ousados para pedir misericórdia. Deus se alegra com isso. Deus colocou Seu amor
entre nós para que tivéssemos o direito de vir a Ele. Contudo, se houvesse apenas amor, ainda
nos sentiríamos atemorizados de vir a Deus. Uma vez que Deus também é misericordioso, somos
capazes de vir a Ele. Não ouso pedir a Deus que me ame nem ouso pedir-Lhe que mostre graça.
Mas posso pedir misericórdia a Deus. Posso ao menos pedir isso. Agora vejamos alguns versículos. Efésios 2:4-5 diz: “Mas Deus, sendo rico em
misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos
delitos”. Paulo disse que Deus era rico em misericórdia por causa de algo. Esse algo é Seu grande
amor com que nos amou. Sem amor não haveria misericórdia. Em que situação foi Ele
misericordioso para conosco? Ele foi misericordioso para conosco quando estávamos mortos em
nossos delitos. Aquilo teve a ver com nossa infeliz situação presente. Por estarmos mortos em
pecados, Ele teve misericórdia de nós. Ele teve misericórdia de nós baseado em Seu amor por
nós. Que acontece após a misericórdia? O versículo 8 prossegue dizendo-nos que Ele nos salvou
pela graça. Portanto, a misericórdia foi-nos mostrada porque estávamos em uma situação de
mortos em nossos delitos; então, a graça foi-nos dada para nossa salvação, indicando que
recebemos uma nova posição e entramos numa nova esfera. Agradecemos a Deus porque não há
somente amor e graça, mas também grandiosa misericórdia.
Em 1 Timóteo 1:13 Paulo diz: “A mim que noutro tempo era blasfemo e perseguidor e
insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade”. Paulo explica aqui
como obteve misericórdia. O fato de obter misericórdia tinha muito a ver com a história de sua vida.
Tinha a ver com o fato de ser ele um blasfemo, um perseguidor e uma pessoa insolente. Antes de
ser salvo, ele estava na condição de blasfemo, perseguidor, insolente, ignorante e incrédulo.
Enquanto estava em tal condição, Deus teve misericórdia dele. Assim, você pode ver que
misericórdia tem a ver com as situações duras e difíceis do nosso passado. Graça, por outro lado,
tem a ver com os aspectos positivos relacionados conosco. Os dois devem ser distintos e não
devem ser considerados iguais.
Tito 3:5 diz: “Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia,
ele nos salvou”. Não há justiça em nós. Enquanto estávamos sem justiça e numa situação de
sofrimento e sem esperança, Deus teve misericórdia de nós. Graças ao Senhor que existe a
misericórdia! Vimos anteriormente que a misericórdia origina-se no amor e termina na graça.
Quando a misericórdia se estende, somos salvos. Ele teve misericórdia de nós na condição em
que estávamos, e como resultado fomos salvos.
Romanos 11:32 diz: “Porque Deus a todos encerrou na desobediência, a fim de usar de
misericórdia para com todos”. Por que Deus encerrou a todos na desobediência? Foi para que
pudesse mostrar misericórdia a todos. Deus permitiu que todos se tornassem desobedientes e
encerrou a todos na desobediência, não com o propósito de fazê-los desobedientes, mas a fim de
mostrar misericórdia para com todos. Após ter mostrado misericórdia, Seu próximo passo foi salvá-
los. Portanto, a misericórdia tem a ver com sua condição, não a condição após você ter-se tornado
um cristão, mas com a sua condição antes de ser salvo. Porém, graças a Deus que Ele não parou
na misericórdia; com Ele há também a graça.
Existe um lugar na Bíblia que nos mostra claramente que nossa regeneração é proveniente
da misericórdia. A Primeira Epístola de Pedro 1:3 diz: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor
Jesus Cristo que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança
mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”. Toda a obra de Deus na graça foi
planejada de acordo com Sua misericórdia em amor. Sua graça é dirigida por Sua misericórdia, e
Sua misericórdia é dirigida por Seu amor. É segundo a Sua grande misericórdia que Deus nos
regenerou para uma viva esperança mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.
Assim sendo, tanto a regeneração como a viva esperança estão relacionadas com a misericórdia.
Por existir a misericórdia, existe a graça.
Judas 21 diz: “Guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor
Jesus Cristo, para a vida eterna”. Este versículo mostra-nos que hoje devemos manter-nos no
amor de Deus. Até que o Senhor venha novamente, isto é, até que Ele apareça a nós, devemos
aguardar a Sua misericórdia para a vida eterna. Antes de sermos arrebatados, devemos aguardar
a Sua misericórdia. Hoje, enquanto vivemos nesta terra, recebemos não apenas misericórdia, mas
também graça. Agradecemos ao Senhor que fomos salvos e pertencemos a Deus, contudo ainda
há um problema. O nosso corpo ainda não está redimido. Embora não sejamos mais do mundo,
ainda estamos no mundo. É bom não pertencermos ao mundo, mas isso não é suficiente. Cedo ou
tarde, os israelitas tiveram de deixar o Egito. Cedo ou tarde, Noé teve de deixar a arca para entrar
no novo período. Cedo ou tarde, Ló teve de deixar Sodoma. E virá o dia em que os cristãos terão
de deixar o mundo. Enquanto estou sendo atacado neste mundo, espero a misericórdia do Senhor
Jesus. Enquanto estou sendo enredado pelo pecado neste mundo, espero a misericórdia do
Senhor Jesus. Enquanto estou sendo esbofeteado por Satanás neste mundo, aguardo a salvação
do Senhor. Assim, enquanto estamos vivendo nesta terra e mantendo-nos no amor de Deus,
esperamos o dia em que o Senhor mostrará misericórdia a nós. Portanto, é ainda necessário que a
Sua misericórdia esteja sobre nós. Temos de aguardar a Sua misericórdia até o dia de sermos
arrebatados.
A Bíblia mostra-nos algo mais sobre misericórdia e graça. Tanto no Antigo como no Novo
Testamento, a palavra misericórdia é sempre precedida por mostrar ou por ter. Misericórdia é algo
que é mostrado, e àqueles para os quais ela é mostrada diz-se que receberam misericórdia. Por
que a Bíblia diz “mostrar misericórdia” em vez de “dar misericórdia”? Porque a misericórdia não
requer o nosso fazer. Graça, por outro lado, requer algum feito. Quando obtemos graça, obtemos
algo definido. Mas ao recebermos misericórdia, é somente um recebimento; tudo o que temos a
fazer é receber.
Hebreus 4:16 exorta-nos a vir constantemente ao Senhor a fim de orar. Ao virmos orar
diante do Senhor, recebemos misericórdia e achamos graça para socorro em ocasião oportuna.
Algumas versões usam a expressão obter misericórdia. Mas na verdade, na linguagem original, a
palavra não é obter. Obter é algo muito ativo. No grego, a palavra é mais passiva. Ela deveria ser
traduzida para “receber”. Recebemos misericórdia e achamos graça. Que é receber? Receber
significa que tudo está aqui; está sempre pronto para uso a qualquer tempo. Que é graça? Graça é
algo que você tem de “achar”, pois é algo que Deus fará. Graça é algo positivo; é algo para ser
elaborado. É por isso que se diz “receber” misericórdia e “achar” graça. Você pode ver que a Bíblia
é muito clara acerca da misericórdia e da graça. Não há confusão entre ambas.
http://www.gotquestions.org/Portugues/misericordia-graca.html
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