Galera de Cristo 03 - Deus é Santo


"Santo, Santo, Santo é o Senhor do Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória" - Isaías 6.3

Hora da Verdade: I Pedro 1.13-25

PAPO SÉRIO
O ATRIBUTO BÁSICO OU FUNDAMENTAL
A santidade de Deus é a pureza e a retidão de Sua natureza. Ele é por necessidade e por essência santo. Seu próprio ser, a única fonte e padrão do bem; portanto, eticamente o que Ele quiser é justo e reto. Não há padrão para Deus; Ele é por si mesmo, o padrão do que é reto. Deus não se encontra debaixo duma lei de santidade; Ele, por si mesmo, é a lei de santidade.
O atributo de santidade dá glória e harmonia a todos os outros atributos Seus. Sem santidade, a sabedoria e o conhecimento seriam por astúcia e pretensão. Sem a santidade, Seu poder seria tirania, opressão e crueldade.
Este atributo é enfatizado acima de todos os outros. Há certos atributos que nós preferimos, por benefício próprio derivado dos mesmos. Estimamos o amor de Deus, Sua mercê e Sua graça, antes da Sua justiça, Sua ira e Seu furor. Mas na Bíblia, a santidade tem preeminência acima de todos os demais. (1) Nenhum outro atributo é mencionado com tanta solenidade e freqüência pelos anjos. Isaías 6:3; Apocalipse 4:8. (2) Deus separa este atributo como penhor de Seus juramentos. “Uma vez jurei pela minha santidade que não mentirei a Davi”. Salmo 89:35. Veja, Hebreus 6:17. Aqui jaz um forte argumento para a segurança do salvo: Deus diz com efeito: “Darei minha santidade como penhor pela tua segurança. Se Eu deixar de te guardar; cessarei então de ser santo”.
A santidade de Deus é a beleza e glória do Seu ser. Ele é “glorioso em santidade”. Lemos também da “beleza da santidade”. Quando fotografamos uma pessoa, fotografamos a parte mais bela, o rosto, o qual é de grande excelência e que lhe distingue a personalidade. Portanto, quando Deus é retratado na Bíblia, Ele é visto neste atributo como sendo a perfeição mais bela. O poder são Suas mãos; a onisciência, Seus olhos; a misericórdia, Suas entranhas; a eternidade, Sua duração e a santidade, Sua beleza. O homem já foi muito longe da santidade de Deus por causa da sua natureza pecaminosa. Tem-se em vista Sua santidade ao dizer que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Ao pecar, o homem foi privado da glória ou santidade de Deus.
A TRINDADE SANTA
A santidade pertence igualmente às três pessoas da divindade. Elas participam da mesma natureza comum e indivisível. O Espírito é geralmente chamado de Espírito Santo. Nosso Senhor Jesus Cristo dirige-se ao Pai pelo título afetuoso de “Pai santo”. João 17:11. O Senhor Jesus é chamado “o Santo de Israel” mais de trinta vezes, só no livro de Isaías. O próprio Satanás lhe disse: “Bem sei quem és, O Santo de Deus”. Marcos 1:24. O Espírito Santo é o autor de santidade nos homens. O homem em seu estado natural e decaído é moralmente caótico; seu entendimento é obscurecido, e ele é deformado e feio espiritualmente. O Espírito Santo é a Pessoa divina que o restaura à normalidade; Ele traz ordem e beleza ao caos; Ele expulsa as trevas e difunde a luz espiritual por meio do Evangelho. O homem salvo deve ao Espírito Santo a luz que ele tem quanto às coisas espirituais.
A MANIFESTAÇÃO DA SANTIDADE DIVINA
1. A santidade de Deus apresenta-se na criação. Não houve falha na criação ao sair de Suas mãos. Tudo era belo e glorioso. “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom”. Gênesis 1:31. E outra vez, “Justo é o Senhor em todos seus caminhos, e santo em todas suas obras”. Salmo 145:17. De acordo com nosso conhecimento, existem dois tipos de seres morais: os anjos e os homens, os quais foram criados moralmente santos. Mas o pecado manchou Sua obra, de maneira que nada permanece como foi criado, senão talvez os santos anjos. O homem está arruinado e decaído, filho da ira por natureza. E a criação inteira geme com dores esperando ser liberta da maldição do pecado. Romanos. 8:22.
2. Deus é visto em Sua santidade como Legislador. Um Deus santo nos deu uma lei que é justa, santa, e boa. Outra norma qualquer seria incoerente com Sua santidade. Não temos ordem de sermos tão sábios e fortes quanto Ele, mas temos a ordem que devemos ser santos como Ele é santo. 2 Pedro 1:15.
3. Há uma demonstração da santidade divina na redenção. Sua natureza santa não Lhe permite olhar ao pecado com a mínima tolerância. A salvação não se efetua ao custo de Sua santidade. O Redentor teve que sofrer a pena merecida pelo pecador, pois a ira é o exercício de Sua santidade. O desprezo de Deus pelo pecado é manifesto tanto na salvação quanto será manifesto no julgamento. A única diferença é que na redenção, a culpa do pecador é transferida ao Salvador. A ira que desceu sobre Cristo no Calvário teve origem na santidade de Deus.
4. A santidade apresenta-se na conversão do pecador. O novo ser é criado em retidão e verdadeira santidade. Efésios 4:24.
5. A santidade será mostrada na glorificação do crente. Quando nossa salvação for consumada, seremos restaurados à santidade de Deus. Não teremos Seu poder nem Sua sabedoria, mas teremos Sua santidade. O salmista disse: “Eu me satisfarei da tua semelhança quando acordar”. Salmo 17:15. Esta semelhança será tanto moral quanto física, e a semelhança moral de Deus será Sua santidade. O crente, lutando contra o pecado enquanto aqui na terra, regozija-se na esperança da glória de Deus. Romanos 5:2. O pecado é um grande fardo para o crente; a salvação é a restauração da santidade original da criação.
6. A santidade de Deus se apresentará em toda a sua pureza no dia do julgamento. Porque Deus é santo, Sua ira será veemente. Contemplar Sua face santa será demais para os pecadores. Clamarão às rochas e montanhas, para que caíam sobre eles, escondendo-os da face d’Aquele que se assenta sobre o trono, e da ira do Cordeiro. Apocalipse 6:16.
EXORTAÇÃO À SANTIDADE
As Escrituras são abundantes em exortações à santidade. “Sede santos, porque eu sou santo”. 1 Pedro 1:16. Somos exortados a levantarmos mãos santas em oração. 1 Timóteo 2:8. É dever nosso, seguirmos a santidade, sem a qual nenhum homem verá a Deus. Hebreus 12:14. E outra vez, “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados”. Efésios 5:1. Todas estas exortações à santidade são dirigidas aos crentes, e nos mostram que não somos pessoalmente santos. Somos santos em Cristo agora; e seremos santos pessoalmente quando glorificados, pois nossa glorificação será nossa santidade individual.
O princípio de imitação é conhecido universalmente como efeito de amor intenso ou de profunda admiração por uma pessoa. Nós nos tornamos parecidos com aqueles com quem nos associamos. Os pagãos são de profunda iniquidade, pois seus deuses são representados como seres vulgares e viciosos. 
TEMPO DE SER SANTO
Os crentes, na busca pela santidade, devem tomar tempo para meditarem na santidade de Deus. Leva tempo para alguém tornar-se santo. O pecado não pode ser dissipado por um só gesto ou uma olhada de vez em quando ao bem e ao belo. Meditar sobre a santidade de Deus promoverá um espírito humilde e manso, que é de grande apreço a Deus. Comparar-nos a nós mesmos produzirá orgulho e altivez, mas quando nos preocupamos em pensar na santidade do Salvador, seremos possuídos pela reverência e temor divinos. “Que tocha gloriar-se-á de sua luz quando diante do sol”?
SANTO, SANTO, SANTO!

A expressão "santo, santo, santo" aparece duas vezes na Bíblia, uma vez no Antigo Testamento (Isaías 6:3) e uma no Novo (Apocalipse 4:8). Em ambos os casos, a frase é falada ou cantada por criaturas celestiais e ambas as vezes ela ocorre na visão de um homem que foi transportado para o trono de Deus: em primeiro lugar pelo profeta Isaías e em seguida pelo apóstolo João. Antes de abordarmos as três repetições da santidade de Deus, é importante compreender exatamente o que ela significa. 



A santidade de Deus é a mais difícil de explicar de todos os atributos de Deus, em parte porque é um dos Seus atributos essenciais que não é compartilhado pelo homem. Fomos criados à imagem de Deus e compartilhamos muitos dos seus atributos, obviamente em um grau muito menor –amor, misericórdia, fidelidade, etc. Entretanto, alguns dos atributos de Deus nunca serão compartilhados por seres criados -- onipresença, onisciência, onipotência e santidade. A santidade de Deus é o que o separa e distingue de todos os outros seres. A santidade de Deus é mais do que Sua perfeição ou pureza sem pecado; é a essência de Sua “alteridade” -- Sua transcendência. A santidade de Deus encarna o mistério da Sua grandiosidade e nos faz olhar para Ele com assombro quando começamos a compreender um pouco da Sua majestade. 

Isaías foi testemunha de primeira mão da santidade de Deus em Sua visão descrita em Isaías 6. Apesar de Isaías ser um profeta de Deus e um homem justo, sua reação à visão da santidade de Deus foi estar consciente dos seus próprios pecados e desesperar-se por sua vida (Isaías 6:5). Até mesmo os anjos na presença de Deus, aqueles que estavam clamando "Santo, Santo, Santo é o Senhor Todo-Poderoso", cobriram seus rostos e pés com quatro de suas seis asas. Cobrir o rosto e os pés sem dúvida denota a reverência e temor inspirados pela presença imediata de Deus (Êxodo 3:4-5). Os serafins estavam cobertos, como se tentando ocultar-se o tanto quanto possível, em reconhecimento da sua indignidade na presença do Santo. E se o serafim santo e puro exibe tanta reverência na presença do Senhor, quanto maior o respeito que devemos ter, criaturas poluídas e pecaminosas como nós, ao tentarmos aproximarmo-nos dEle! A reverência mostrada a Deus pelos anjos deve nos lembrar de nossa própria presunção quando nos apressamos em Sua presença irreverentemente e impensadamente, como frequentemente fazemos porque não entendemos a Sua santidade. 

A visão de João do trono de Deus em Apocalipse 4 foi semelhante à de Isaías. Novamente, havia criaturas viventes ao redor do trono proclamando: "Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus Todo-Poderoso" (Apocalipse 4:8), em reverência e temor ao Santo. João prossegue descrevendo estas criaturas dando glória, honra e reverência a Deus continuamente em torno do Seu trono. Curiosamente, a reação de João à visão de Deus em Seu trono é diferente da de Isaías. Não há registro de João caindo em terror e consciência do seu próprio estado pecaminoso, talvez porque João já tinha encontrado o Cristo Ressurreto no começo da sua visão (Apocalipse 1:17). Cristo tinha colocado a Sua mão sobre João e dito a ele para não ter medo. Da mesma forma, podemos nos aproximar do trono da graça se tivermos a mão de Cristo sobre nós na forma da sua justiça, a qual foi trocada pelo nosso pecado na cruz (2 Coríntios 5:21). 

Então por que repetir três vezes "santo, santo, santo"? A repetição de um nome ou uma expressão três vezes era bastante comum entre os judeus. Em Jeremias 7:4, os judeus são representados pelo profeta como dizendo: "O templo do Senhor" três vezes, expressando sua intensa confiança em sua própria adoração, apesar de ter sido hipócrita e corrupta. Jeremias 22:29, Ezequiel 21:27 e 1 Samuel 18:23 contêm expressões semelhantes em intensidade que foram repetidas três vezes. Portanto, quando os anjos ao redor do trono chamam ou clamam um ao outro: "Santo, santo, santo", eles estão expressando com força e paixão a verdade da santidade suprema de Deus, uma característica essencial que expressa Sua impressionante e majestosa natureza. 

Além disso, essa repetição expressa a natureza trina de Deus, as três Pessoas da Divindade, cada uma igual em santidade e majestade. Jesus Cristo é o Santo que não sofreria "decadência" no túmulo, mas seria ressuscitado para ser exaltado à mão direita de Deus (Atos 2:26, 13:33-35). Jesus é "o Santo e o Justo" (Atos 3:14) cuja morte na cruz dá-nos acesso ao trono do nosso Deus santo desavergonhadamente. A terceira Pessoa da Trindade - o Espírito Santo - pelo Seu próprio nome denota a importância da santidade na essência da divindade. 

Por último, as duas visões de anjos ao redor do trono proclamando: "Santo, santo, santo" indica claramente que Deus é o mesmo em ambos os Testamentos. Muitas vezes enxergamos o Deus do Antigo Testamento como um Deus de ira e o do Novo Testamento como um Deus de amor. Entretanto, Isaías e João apresentam um retrato unificado do nosso Deus santo, majestoso, impressionante e imutável (Malaquias 3:6), o qual é o mesmo ontem, hoje e eternamente (Hebreus 13:8) e de onde vem "Toda boa dádiva e todo dom perfeito.... descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes" (Tiago 1:17). A santidade de Deus é eterna, assim como Ele é eterno. 


FONTES DE PESQUISA

http://www.gotquestions.org/Portugues/santo-santo-santo.html

http://palavraprudente.com.br/biblia/definicao-de-doutrina-volume-1/capitulo-23-a-santidade-de-deus > acessados em 04/01/2015

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